O que é um epitélio de transição?

Índice

O que é um epitélio de transição?

O que é um epitélio de transição?

O epitélio de transição é um tipo especial de epitélio restrito ao revestimento das vias urinárias, e suas células variam sua morfologia dependendo do grau de estiramento.

Quando dizemos que o revestimento da bexiga e estratificado de transição significa que?

O epitélio de transição - que reveste a bexiga urinária, o ureter e a parte superior da uretra - é um epitélio estratificado cuja camada mais superficial é formada por células globosas.

Onde está localizado o epitélio de transição?

O epitélio de transição, Conhecido como urotélio ou uroepithelium, é o conjunto de células que cobrem a superfície interior do tracto urinário: cálices renais para a uretra. Antes se pensava que era "transitório" porque permitia a passagem gradual do revestimento do trato urinário de um epitélio escamoso estratificado para um cilíndrico simples.

Quais são as funções do epitélio?

O epitélio é um dos apenas 4 tipos de tecidos do corpo humano. Como todos os tipos, é formado por células em uma matriz extracelular (MEC). As funções do tecido epitelial são secreção, proteção, absorção, transporte e receção sensorial especial.

Quais os tipos de tecido epitelial?

As subclassificações incluem pseudoestratificado, ciliado ou de transição. As células epiteliais glandulares produzem e libertam várias macromoléculas. As glândulas são descritas como glândulas endócrinas ou exócrinas, dependendo de onde e como elas libertam o seu produto.

Quais são os tipos de epitélio estratificado?

O epitélio estratificado consiste em duas ou mais camadas celulares. Com base na forma de sua camada celular mais apical, ele é classificados em escamoso (pavimentoso), cúbico e colunar (cilíndrico). Existem também dois tipos de epitélio estratificado especializado: queratinizado e transicional.

Postagens relacionadas: