O que aconteceu no período Cambriano que foi denominado de explosão cambriana?

Índice

O que aconteceu no período Cambriano que foi denominado de explosão cambriana?

O que aconteceu no período Cambriano que foi denominado de explosão cambriana?

A explosão Cambriana ou explosão câmbrica foi o aparecimento relativamente rápido, em um período de alguns milhões de anos, dos filos mais importantes, durante o período Cambriano há cerca de 530 milhões de anos, conforme encontrado no registro fóssil.

Quais são os trilobites vivos?

Reconstituição de trilobites vivos. Cefalão, ou escudo cefálico, constituía a zona anterior da carapaça do animal, incluía os olhos e peças bucais, mas também boa parte do tubo digestivo do animal, e era inteiriço, não articulado; "Tórax", zona intermédia, articulada, constituída por um número variável (de dois a mais de 20) de segmentos idênticos;

Qual é a maior trilobite do mundo?

A exposição de Lisboa conta com exemplares emprestados pela pedreira de Canelas, ou não se chamasse Trilobites gigantes de Arouca, além de outros pertencentes ao museu. Pode ver-se ali dois pedaços da que, até há poucos anos, era a maior trilobite do mundo.

Quais são as formas de alimentação dos trilobitas?

Os trilobitas apresentaram várias formas de alimentação. Estes foram determinados pela morfologia do animal. Nesse sentido, eles podem ser: carnívoros, filtros, suspensívoros ou planctívoros. A maioria das espécies conhecidas é carnívora, sendo geralmente grandes.

Por que os trilobitas são tão abundantes?

Por causa dos seu esqueleto duro, sua grande abundância e ampla distribuição, os trilobitas deixaram um registro fóssil muito abundante, e mais se conhece sobre eles do que de qualquer outra grupo de espécies extinto.

Postagens relacionadas: