O que torna um texto editorial?

Índice

O que torna um texto editorial?

O que torna um texto editorial?

Diferente dos outros textos que compõem um jornal, de caráter informativo, os editoriais são textos opinativos, ou seja, aqueles que têm a finalidade de persuadir o leitor a partir de argumentos consistentes como comparações, depoimentos de autoridades, dados estatísticos, de pesquisa etc.

Qual é o objetivo de um editorial?

Um editorial é um artigo que apresenta a opinião de um grupo sobre determinada questão; por causa disso, ele normalmente não é assinado.

Qual tipologia textual predomina no gênero textual editorial?

A tipologia textual predominante no gênero textual editorial corresponde à: c) Argumentativa. 04. Por que há necessidade da população economizar água de acordo com o narrador?

O que é um material editorial?

O material editorial é um tipo de trabalho bastante minucioso. É preciso ter atenção desde a definição dos elementos que irão compor a peça até o momento de impressão de catálogo, por exemplo.

Como iniciar uma frase de introdução?

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Qual é a tipologia textual predominante?

Por exemplo, podemos nos deparar com contos em que o tipo textual predominante é o narrativo, mas que também possui o tipo descritivo. As tipologias mais usadas são: narração, descrição, dissertação (ou exposição), argumentação, informação e injunção. É importante que não se confunda tipo textual com gênero textual.

O que é comunicação editorial?

Editorial é um artigo publicado na imprensa, ou seja, jornais, revistas ou sites e que possui conteúdo opinativo. O ponto de vista pode ser da empresa (veículo de comunicação) ou da redação (editor, colunistas) sem ter que cumprir com a obrigação jornalística de imparcialidade.

Qual a importância de um texto editorial?

Como um texto editorial sempre aborda o cotidiano, o importante é sempre fazer o leitor pensar no presente. Além disso, convidá-lo a fazer parte da leitura. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla

Qual é a diferença entre um texto editorial e um texto jornalístico?

O texto editorial é um tipo de texto jornalístico que geralmente aparece no início das colunas. Diferente dos outros textos que compõem um jornal, de caráter informativo, os editoriais são textos opinativos.

Como fazer um bom texto editorial?

Um bom texto editorial precisa ser claro e objetivo. Além de emrpeender a filosofia do jornal perante um dado acontecimento, ele também expõe uma opinião coletiva. Por esse motivo, o texto editorial é um texto dissertativo/argumentativo. Tal como no ENEM, ele deverá expor uma posição clara e coerente.

Qual é o conteúdo de um editorial?

Mais comumente encontrado em jornais, o Editorial é um texto que expressa a opinião coletiva dos responsáveis pela redação do periódico. Os editoriais não são notícias, mas, frequentemente, são produzidos a partir de algum fato, recente ou histórico.

Postagens relacionadas: