O que é TWI no pneu?

Índice

O que é TWI no pneu?

O que é TWI no pneu?

Em primeiro lugar, no fundo dos sulcos têm o TWI (Tread Wear Indicator), indicador do desgaste do piso/banda de rodagem, que se o pneu já encostou neles, então está na hora de trocá-lo. Se você não percebeu esses indicadores no fundo dos sulcos, saiba que a espessura mínima do sulco é de 1,6 milímetro.

Como olhar TWI do pneu?

Para isso, basta analisar o indicador de desgaste de rodagem, chamado de TWI (Tread Wear Indicator), presente na banda de rodagem de todos os pneus. Os sulcos da banda de rodagem não podem ser menores que 1,6 milímetros de altura.

Qual o TWI de um pneu novo?

O Indicador TWI é um recurso presente em todo pneu novo e de qualidade. Ele é uma pequena elevação de borracha localizada dentro dos sulcos da banda de rodagem do pneu. Sua função é marcar o limite de 1,6 milímetros de profundidade definido por lei como o máximo que um pneu pode ter antes de ser considerado careca.

Qual o limite do TWI do pneu?

Esse indicador nada mais é que uma pequena elevação, que fica no fundo do sulco da banda de rodagem, e serve para sinalizar o limite mínimo da altura dos sulcos – no caso, de 1,6 milímetros –, capazes de garantir a aderência.

Onde fica o TWI?

Esse marcador é saliente, podemos identificá-los facilmente de duas formas: na lateral do pneu você vai encontrar as letras TWI ou setas (dependendo do fabricante), ou entre os sulcos encontramos filetes de borracha transversais.

Como verificar o estado do pneu?

Não consegue ver o desgaste pelo sulco? Use uma moeda de R$ 1 para tirar a dúvida! Coloque entre os sulcos, se a margem dourada da moeda desaparecer, quer dizer que seu pneu ainda está em condições de uso. Porém, se a parte dourada da moeda ficar aparecendo quer dizer que o pneu já pode ser trocado.

Quantos milímetros de borracha tem um pneu novo?

Os pneus novos têm uma profundidade de piso de 8-9mm. A profundidade mínima legal é de 1,6mm.

Qual a média de rodagem de um pneu?

Na verdade há estatísticas em escala europeia que indicam que a média é entre 25.000 e 50.000 km para motoristas que geralmente dirigem de forma normal, com picos que podem alcançar 75.000 km no caso de uma condução mais relaxada, mas esse número pode cair para abaixo de 10.000 km se o motorista não abrir mão de tirar ...

Como saber se o pneu usado está bom?

Antes de mais nada, é importante esclarecer que pneu velho não é aquele totalmente liso. É o que preserva todos os sulcos de modo uniforme na banda de rodagem, que tenha a carcaça em bom estado, sem "bolhas" nas laterais, e "ombros" (extremidades da banda de rodagem) sem arredondamentos.

Quais são as características de um pneu TWI?

Além do TWI, outras características cruciais a se observar são se os pneus não tem recortes em sua estrutura lateral, se estão mantendo a pressão dos pneus constantes e claro, calibrá-los de acordo com as especificações dos fabricantes.

Como o TWI pode te ajudar na verificação dos pneus?

Como o TWI pode te ajudar na verificação dos pneus. O Principal indicativo de verificação das condições do Pneu é o TWI (Tread Wear Indicator), em tradução livre “Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem”.

O que é o TWI e para que serve?

Como funciona o TWI do pneu? O TWI é um recurso desenvolvido pelos fabricantes, que visa facilitar a vida dos proprietários de veículo na hora de verificar o estado dos pneus.

Qual a função do indicador TWI?

No entanto, existe uma maneira muito fácil de responder essa pergunta: com o Indicador TWI. Esse indicador está presente em todos os pneus novos e de boa qualidade à venda em uma loja de pneus. Seguindo as instruções e usando o TWI, não tem como errar e saber o momento certo para trocar os pneus. Quer saber mais sobre o assunto?

Postagens relacionadas: