Como se faz o exame de gota espessa?

Índice

Como se faz o exame de gota espessa?

Como se faz o exame de gota espessa?

Para a confecção da gota espessa, podemos colocar pequenas gotas de sangue nas posições relativas aos vértices de um quadrado imaginário e uni-las com um movimento circular utilizando um palito descartável ou o vértice de uma lâmina comum.

Quais as principais medidas de prevenção da malária?

A malária não pode ser transmitida pela água. Entre as principais medidas de prevenção individual da malária estão o uso de mosquiteiros, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas e uso de repelentes.

Como fazer o exame de malária?

Diagnóstico laboratorial O diagnóstico confirmatório da malária baseia-se no encontro de parasitos no sangue. O método mais utilizado é a microscopia de gota espessa de sangue, colhida por punção digital e corada pelo método de Walker.

Qual a vacina contra a malária?

No dia 06 de outubro, a OMS anunciou a aprovação da vacina mosquirix (RTS,S/AS01), primeiro imunizante para combater a malária. É uma conquista memorável e histórica para a humanidade, protagonizada pela Ciência. A mosquirix levou cerca de 34 anos para ser desenvolvida.

O que é gota no exame de sangue?

Gota é uma doença caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue, o que leva a um depósito de cristais de monourato de sódio nas articulações. É esse depósito que gera os surtos de artrite aguda secundária, que tanto incomodam seus portadores.

Quais as dores da gota?

Inchaço e dores intensas nas juntas, sobretudo no dedão do pé, são os principais sinais da gota, doença inflamatória causada por uma sobrecarga de ácido úrico no sangue – condição que os médicos chamam de hiperuricemia.

Quais são os tipos de malária que existe?

No Brasil existem três espécies de Plasmodium que afetam o ser humano: P. falciparum, P. vivax e P. malariae.

Como é feito o diagnóstico laboratorial da malária?

O diagnóstico laboratorial para malária é realizado através dos exames de gota espessa (padrão ouro), esfregaço delgado e teste rápido. Este material deverá ser encaminhado para o Laboratório Central do Estado - LACEN/RS.

Qual é o quadro clínico da malária?

A principal manifestação clínica da malária em sua fase inicial é a febre, associada ou não a calafrios, tremores, su- ores intensos, dor de cabeça e dores no corpo. A febre na malária corresponde ao momento em que as hemácias es- tão se rompendo.

Quais são as melhores lâminas para faca?

convexo (convex): o fio é igualmente abaulado nos dois lados, o que torna a lâmina extremamente durável e capaz de suportar grandes impactos — é utilizado em machados e facões; reto (flat): seu formato é semelhante ao de um funil — muito comum por aliar durabilidade a um bom corte, é utilizado na maior parte das facas;

Qual a função das lâminas?

A maior parte das lâminas é produzida para a prática de atividades específicas com alto nível de eficiência. Contudo, algumas são concebidas para desempenhar múltiplas funções satisfatoriamente, como é o caso das lâminas empregadas em grande parte das facas de sobrevivência. Quais são os tipos de materiais?

Por que as lâmpadas incandescentes são tão finas?

Porém, este filamento é tão fino que oferece certa resistência à eletricidade, o que transforma a energia elétrica em calor que aquece o filamento e o torna incandescente, produzindo a luz. Segundo o site How Stuff Works, o problema com as lâmpadas incandescentes é que o calor desperdiça muita eletricidade.

Qual a importância da lâmina?

A lâmina permite que seja realizada a preparação da amostra, garante a integridade do espécime e seu armazenamento a longo prazo. Também possibilita a inserção e remoção do material para análise da lente objetiva sempre que necessário, simplificando a observação. A lâmina é normalmente utilizada em conjunto com a lamínula.

Postagens relacionadas: