O que Paulo Freire pensava sobre a educação?

Índice

O que Paulo Freire pensava sobre a educação?

O que Paulo Freire pensava sobre a educação?

ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou sua construção” (FREIRE, 1998, p. 25). Ensinar pressupõe relação dialógica, na qual docente e discente interagem dialeticamente com perguntas e busca de respostas para a problematização em curso.

O que você acha que pode melhorar a educação brasileira?

Confira a seguir:

  • Capacitação e valorização dos professores. ...
  • Adoção de uma plataforma de ensino. ...
  • Estímulo ao protagonismo dos alunos. ...
  • Desenvolvimento das habilidades socioemocionais do aluno. ...
  • Inserção da tecnologia na sala de aula. ...
  • Uso de material didático contextualizado. ...
  • Melhora do ambiente educativo.

Como o erro pode contribuir para a aprendizagem do aluno?

Ao caracterizar o erro como uma oportunidade para o aluno desenvolver, a partir dele, novas hipóteses, reconstruindo a resposta errada até chegar à resolução correta, o professor estará estimulando o raciocínio do aluno e este estará participando ativamente do processo da construção do conhecimento.

O que representa para você o erro na aprendizagem?

Enfim, o erro faz parte do processo da aprendizagem. Ninguém aprende sem errar. Como foi visto, é por meio do erro do seu aluno que o educador vai identificar o que ele já sabe e o que pode vir a saber sobre o conteúdo em estudo e reconstruir o conhecimento a partir dele.

Qual é o papel da Ação Educativa?

"Segundo Durkheim, o papel da ação educativa é formar um cidadão que tomará parte do espaço público, não somente o desenvolvimento individual do aluno", explica José Sérgio Fonseca de Carvalho, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Como ajudar o professor a trabalhar melhor?

Para ser bem feito, precisa se alimentar de diversos saberes. No fim, economistas, psicólogos, administradores - até alguns políticos - podem dar ideias úteis. Avaliar criteriosamente as sugestões é um bom caminho para qualificar o debate e ajudar o professor a trabalhar melhor.

Quais as citações sobre educação que podem te ajudar na redação?

Citações sobre educação que podem te ajudar na redação. Confira as citações de educação e inspire-se para a redação: Estátua de Aristóteles em Estagira, Grécia (Fotolia) 1. "A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.". Aristóteles, filósofo grego. 2.

Por que escritores profissionais apreciam o fracasso?

Da mesma forma, escritores profissionais apreciam o fracasso porque, com eles, conseguem entender melhor seu público e suas próprias habilidades, conseguindo assim avançar em suas carreiras.

Postagens relacionadas: