O que é saúde e distribuição desigual da saúde pelas populações?

O que é saúde e distribuição desigual da saúde pelas populações?

O que é saúde e distribuição desigual da saúde pelas populações?

A distribuição dos recursos de saúde (médicos, leitos hospitalares, enfermeiras, etc.) no Brasil é caracterizada por uma desigualdade geográfica tão acentuada que deveria merecer mais atenção por parte dos tomadores de decisões e dos planejadores dos serviços de saúde.

Como e por que as desigualdades sociais fazem mal à saúde?

Subdividido em seis capítulos, no primeiro a autora apresenta breves considerações teóricas sobre a temática das desigualdades sociais em saúde, apontando correntes e tendências existentes na pesquisa epidemiológica sobre o assunto.

Qual impacto para a população na distribuição desigual dos serviços básicos de saúde?

Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 1998, 15% da população não tinha acesso real devido à falta de serviços em sua vizinhança, de recursos para pagar transporte, pelas longas filas de espera para o atendimento ou a falta de médicos.

Quais são as causas sociais das iniqüidades em Saúde no Brasil?

As Causas Sociais das Iniqüidades em Saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2008 . Entretanto, em muitos dos países em desenvolvimento a implementação, nas últimas duas décadas, de políticas redistributivas como transferência de renda e microcréditos 47 47. Gliszczynsk M von.

Quando foi realizada a 1a Conferência Mundial de Determinantes Sociais da Saúde?

O relatório da Comissão foi seguido, em 2011, pela 1ª Conferência Mundial de Determinantes Sociais da Saúde, convocada pela OMS e realizado na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, contando com a participação de delegados de 125 diferentes países.

Por que a ocupação do SUS diminui a desigualdade entre as regiões?

Anselmo Luís dos Santos, professor de Economia da Unicamp, analisa a distribuição dos profissionais de saúde no Brasil Graças ao seu tamanho e à descentralização, o SUS tem papel fundamental na redução das desigualdades que existem na distribuição de profissionais de saúde pelo país.

Quais são as diferenças entre os níveis de saúde em outras sociedades?

Por outro lado, em outras sociedades, diferenças relativamente pequenas nos níveis de saúde são traduzidas em forte percepção publica de iniquidades. Isto acontece, por exemplo, em alguns países escandinavos.

Postagens relacionadas: