O que é um Patrimônio Mundial da Unesco?

Índice

O que é um Patrimônio Mundial da Unesco?

O que é um Patrimônio Mundial da Unesco?

De acordo com a classificação da UNESCO, o Patrimônio Cultural é composto por monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham valor universal excepional do ponto de vista histórico, estético, arqueo-lógico, científico, etnológico ou antropológico.

O que é patrimônio cultural e Patrimônio Mundial?

O patrimônio cultural é composto por monumentos, conjuntos de construções e sítios arqueológicos, de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas.

O que é o Patrimônio Mundial?

Património Mundial ( português europeu) ou Patrimônio Mundial ( português brasileiro), ou ainda Património da Humanidade ou Patrimônio da Humanidade, é uma região ou área ( denominada "sítio") que vem a ser considerada pela comunidade científica de inigualável e fundamental importância para a humanidade.

O que é a UNESCO e para que serve?

O que é a UNESCO? A UNESCO é uma agência da Organização das Nações Unidas, a ONU, e é especializada em áreas de educação, ciências naturais, humanas e sociais, cultura, comunicação e informação, desenvolvendo projetos e ações em conjunto com os governos e instituições dos países membros da ONU.

Quais são os sítios que integram a lista do Patrimônio Mundial?

Em 2015, 1 031 sítios, localizados em 163 países, integravam a Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO-WHC (World Heritage Convention) (Convenção do Patrimônio Mundial), assim distribuídos, conforme foram reconhecidos, classificados e homologados: 802 culturais, 197 naturais e 32 mistos (*).

Quantos países são signatários da Convenção do Patrimônio Mundial?

Atualmente 191 Estados (países) - denominados, em inglês, 'States Parties' - são signatários da Convenção do Patrimônio Mundial.

Postagens relacionadas: