O que significa a universalização da educação?

Índice

O que significa a universalização da educação?

O que significa a universalização da educação?

A universalização do ensino constitui-se, ao lado da erradicação do analfabetismo, uma das principais metas do PNE, que define as ações na área da educação durante dez anos, e cuja base figura como compromisso constitucional.

Qual o nível da educação?

A educação escolar brasileira divide-se em dois níveis: I - Educação básica, que compreende a educação infantil (de 0 a 6 anos), O ensino fundamental (de 7 a 14 anos) e o ensino médio (de 15 a 17 anos).

Quais são os três níveis de educação?

Atualmente, a educação escolar brasileira está organizada em dois níveis de ensino: a educação básica e a educação superior. A educação básica é formada por três etapas – educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Qual a origem da universalização do ensino?

universalização do ensino Idéia contida no Plano Nacional de Educação (PNE) de 1999 e cuja origem é o documento chamado “Declaração Mundial sobre Educação Para Todos” assinado por vários países durante a “Conferência Mundial sobre Educação para Todos”, realizada em 1990, em Jomtien, na Tailândia.

Qual a importância da universalização da pré-escola?

A experiência internacional demonstra claramente a falácia desse argumento. Nenhum dos países que deram saltos educacionais importantes nas últimas décadas teve a universalização da pré-escola como conquista anterior a êxitos na alfabetização e no ensino de modo geral.

Qual é o direito da Educação?

De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), no Art. 26, a educação é direito de todos. Conforme consta: artigo 26° Todo ser humano tem direito à instrução.

Quais são os tipos de Educação?

O art. 21 da atual LDB de 1996 a educação vista como processo de formação integral do cidadão, compõe-se em educação básica, formada pela educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.

Postagens relacionadas: