Como funciona a mensalidade?

Índice

Como funciona a mensalidade?

Como funciona a mensalidade?

Mensalidade nada mais é do que uma um valor pago todos os meses pela contratação de um serviço/produto. Muito usada por instituições de ensino particulares, o aluno irá pagar uma determinada quantia de 6 meses a 1 ano (período de contrato entre faculdade e aluno).

Como é feito o pagamento da mensalidade da faculdade?

A Lei Federal 9.870/99 que dispõe sobre mensalidades escolares permite à Instituição de Ensino que oferece para seus alunos, um plano de pagamento com 12 mensalidades para anuidade ou 6 mensalidades para semestralidade.

Tem que pagar matrícula e mensalidade?

A matrícula escolar faz parte das 12 parcelas iguais, pagas anualmente para que um aluno esteja formalmente inscrito no curso. Então, sob o ponto de vista legal, você não pode ser cobrado da matrícula em dezembro e pagar mais 12 mensalidades no ano seguinte pelo mesmo ano escolar.

Qual a diferença de anuidade e mensalidade?

Em vez de cobrar a anuidade uma vez por ano, muitas administradoras estão transformando a tarifa em uma mensalidade (anuidade diferenciada). A anuidade básica é, geralmente, mais barata, porém, os benefícios oferecidos costumam ser menores.

Tem que pagar mensalidade nas férias?

Portanto a cobrança de mensalidades durante as férias é legal. Ainda que o aluno não frequente ás aulas, o serviço continua ser prestado e diferentemente da TV por assinatura ou Telefonia fixa não pode ser suspenso.

Porque é cobrado taxa de matrícula?

A taxa de matrícula nada mais é que uma reserva de vaga, que garante ao aluno um lugar na instituição escolar. Para entender se ela pode ou não ser cobrada, é preciso primeiro saber como se dá a cobrança do serviço de ensino particular. O valor é fixado de acordo com a periodicidade do curso: anual ou semestral.

O que é uma anuidade?

A taxa de anuidade é uma cobrança do banco ou instituição financeira responsável pelo uso do seu cartão de crédito. Geralmente, a taxa é cobrada automaticamente e vem discriminada na fatura do cartão. Segundo o Banco Central do Brasil, a cobrança dessa tarifa é de responsabilidade das instituições financeiras.

Postagens relacionadas: