O que é UTF-8 no HTML?

Índice

O que é UTF-8 no HTML?

O que é UTF-8 no HTML?

A tag meta charset="UTF-8" é uma tag meta utilizada para comunicar aos navegadores qual é o formato de codificação de caracteres utilizado naquele documento. Em outras palavras, essa tag serve para que os navegadores saibam como devem renderizar os textos incluídos em uma página específica.

Como usar UTF-8 HTML?

Para que haja uma boa compatibilidade com computadores, como é o caso de meta charset= utf-8, será necessário que o programador leve em consideração a declaração da codificação de caracteres dentro do documento. Caso isso não seja feito, não será suficiente para colocar uma página web para funcionar.

Para qual finalidade da instrução meta charset UTF-8 é inserida nas tags iniciais na estrutura básica do HTML 5?

Linha 4: a tag meta, nesse caso, especifica qual conjunto de caracteres (character set ou charset) será usado para renderizar o texto da página. O UTF-8 contém todos os caracteres dos padrões Unicode e ASCII, sendo, portanto, o mais utilizado em páginas web.

O que é UTF-8 e para que serve?

Mas vamos falar um pouco mais do UTF-8 depois. Esse cara só serve para páginas XHTML e deve ser colocado antes do DOCTYPE. Por que tanto UTF-8? Em 2014 foi constatado que cerca de 83,6% das páginas web estavam utilizando esse encode.

O que é a codificação de caracteres UTF-8?

Cada caractere é representado por um a quatro bytes. UTF-8 é compatível com versões anteriores do ASCII e pode representar qualquer caractere Unicode padrão. Os primeiros 128 caracteres UTF-8 correspondem exatamente aos primeiros 128 caracteres ASCII (numerados de ), o que significa que o texto ASCII existente já é UTF-8 válido.

Qual é a diferença entre o UTF-8 e o ISO-8859-1?

Sua popularização se deu pelo fato dele reconhecer bastante caracteres (tipo uns 65.536). Tem uma galera por aí usando o ISO-8859-1 por que ele é mais performático chegando á cada caractere pesar metade do seu correspondente no UTF-8. Mas aí você fica com algumas opções de caracteres á menos (você se limita á usar 256 caracteres diferentes.

Qual é a diferença entre charset e UTF-8?

Assim, os países conseguem restringir os seus conteúdos disponibilizados. É por isso que o meta charset= utf-8 inclui novas tabelas da Unicode UTF-8. É válido ressaltar que a tabela Unicode é capaz de suportar cerca de 1 milhão de caracteres, o que se mostra bem mais amplo do que as singelas 128 posições apresentadas na ASCII.

Postagens relacionadas: