O que é considerado como urbanização?

Índice

O que é considerado como urbanização?

O que é considerado como urbanização?

A urbanização corresponde ao processo de transformação dos espaços rurais em espaços urbanos, com o crescimento das cidades e das práticas inerentes a elas, como as atividades industriais e comerciais.

Como foi o processo de urbanização no Brasil?

No Brasil, o investimento na indústria concentrou-se na região sudeste, atraindo trabalhadores de diversas regiões do país para Rio de Janeiro e São Paulo. Logo, além da migração entre campo e cidade, o processo de urbanização no país foi marcado por uma intensa migração regional. Candido Portinari.

Qual é o sentido da urbanização?

Outro sentido para a palavra urbanização é a implementação de infraestruturas nos espaços das cidades, como energia elétrica, saneamento básico, asfalto, etc. A urbanização brasileira teve seu início no século XX, a partir do processo de industrialização. Este fator foi fundamental para o deslocamento da população rural para a área urbana.

Quais são as causas da urbanização?

As causas da urbanização estão atreladas principalmente às motivações que fizeram como que a população rural, antes majoritária em todo o mundo, migrasse para a zona urbana. Esse movimento populacional, chamado de êxodo rural, foi o grande responsável pelo aumento da população urbana e a consequente expansão das cidades.

Por que a urbanização é tão importante?

A urbanização é um processo contínuo e tem se acentuado nos últimos anos em países mais pobres da Ásia e da África. As cidades, no mundo atual, concentram uma grande gama de serviços e atraem populações em busca de uma melhor qualidade de trabalho e renda.

Postagens relacionadas: