Qual o objetivo de um documento de requisitos?

Índice

Qual o objetivo de um documento de requisitos?

Qual o objetivo de um documento de requisitos?

O documento de requisitos delimita o escopo do conjunto de funcionalidades que um sistema deve prover, bem como descreve os atributos de qualidade que devem ser suportados.

Como fazer a documentação de um software?

6 práticas para documentar com eficiência

  1. Crie uma estrutura que suporte a documentação de software. ...
  2. Defina responsabilidades. ...
  3. Escolha a ferramenta de documentação apropriada. ...
  4. Armazene as informações de forma adequada. ...
  5. Faça uso da documentação. ...
  6. Crie um ambiente colaborativo entre a equipe.

Qual é o objetivo da engenharia de requisitos?

A engenharia de requisitos oferece controles e padrões para que as exigências do projeto sejam claras, correspondam às suas finalidades e possam ser compreendidas por todos os responsáveis. Isso garante a qualidade do software, além de mais produtividade em suas etapas de desenvolvimento, operação e manutenção.

O que é documentar um software?

A documentação de software auxilia o público a entender e utilizar o produto, seja esse público composto de administradores, colegas, técnicos ou usuários finais. Por isso, é fundamental que ela seja clara, pesquisável e, acima de tudo, útil.

Qual a importância dos documentos do sistema para a documentação do usuário?

Alguns documentos do sistema podem servir como base para a documentação do usuário, como por exemplo, o documento dos casos de uso. Uma vez definido, os fluxos de usabilidade do produto, isso poderá ser útil na construção do manual do usuário, por exemplo.

Qual a diferença entre documentação de sistema e documentação entregável?

Cada situação é uma situação a ser analisada, e que depende do acordo entre as partes. Documentação de sistema por via de regra não é do tipo entregável, a menos que isso tenha sido acordado. Toda empresa deveria manter o historio dos seus projetos, baseado nas documentações produzidas.

Qual é a importância de uma boa documentação?

Uma boa documentação não perde tempo tentando explicar como a função faz o que faz, porque o leitor interessado nessa questão pode ler o código. A distinção entre o que e como é a mesma que existe entre a interface ( arquivo .h) e a implementação (arquivo .c) de uma biblioteca C.

Qual a importância da documentação do sistema a ser desenvolvido?

Por outro lado, a documentação do sistema a ser desenvolvido, deve ter como foco tudo que envolve a implementação, teste e homologação e implantação do sistema em si. A documentação do sistema deve servir como diretriz às equipes envolvidas, de modo a que estas mantenham o foco no que deve ser feito e como deverá funcionar.

Postagens relacionadas: