O que é o Concílio Vaticano 2?

Índice

O que é o Concílio Vaticano 2?

O que é o Concílio Vaticano 2?

O Concílio Vaticano II pode ser definido, portanto, como uma série de reuniões de bispos com o intuito de alinhar a Igreja Católica com os “novos tempos”. A ideia central desse Concílio era modernizar a Igreja, reconectá-la com os seus féis, que vinham, pouco a pouco, se afastando.

Que convocou o Concílio Vaticano II?

Papa João XXIII Em janeiro de 1959, o Papa João XXIII anunciou na Basílica de São Paulo Extramuros para cerca de 20 cardeais reunidos em Consistório o desejo de convocar o Concílio Vaticano II.

O que é um Concílio da Igreja Católica?

O termo concílio designa a reunião em assembleia de um conjunto de bispos, com a finalidade de deliberar sobre determinados aspetos respeitantes à disciplina, à doutrina e à prática dos preceitos da Igreja Católica.

Quem participa de um concílio?

Um concílio ecuménico ou concílio ecumênico é uma reunião de todos os bispos (epískopos) cristãos convocada para discutir e resolver as questões doutrinais ou disciplinares da Igreja Cristã.

Qual papa convocou concílio?

Papa Paulo III No âmbito da Reforma Católica e uma reação à Reforma Protestante, o Papa Paulo III convocou o Concílio para assegurar a unidade da fé e disciplina à Igreja.

Em que ano foi o Concílio Vaticano 1?

8 de Dezembro de 1869 O Concílio Vaticano I (CV I) deu-se de 8 de Dezembro de 1869 a 18 de Dezembro de 1870. E foi convocado por Pio IX (18).

Postagens relacionadas: