O que é estética na arquitetura?
Índice
- O que é estética na arquitetura?
- Como a arte e a estética influenciaram a arquitetura?
- Qual a diferença entre arquitetura e movimento?
- Qual a importância do contraste na arquitetura?
- Como o arquiteto propôs um edifício fechado por planos de vidro?
- Qual é a importância da arquitetura e da paisagem no Museu de arte?
O que é estética na arquitetura?
É a filosofia das belas artes, e harmonia das formas e coloridos(ou não). O entendimento de conceitos estéticos presentes na produção do mesmo, ajuda a elaborar e a compreender melhor a arquitetura e a cultura de uma maneira geral.
Como a arte e a estética influenciaram a arquitetura?
A preocupação com a estética leva a um projeto arbitrário, a edifícios que tomam uma certa forma, porque o projetista gosta do aspecto que tem. Nenhuma arquitetura bem sucedida pode ser formulada num sistema generalizado de estética.
Qual a diferença entre arquitetura e movimento?
Venustas e o movimento. Na arquitetura, o movimento é um conceito compositivo que faz com que as pessoas que observem uma obra tendam a percorrê-la com os olhos. Planos inclinados, curvas, e formas pontiagudas são excelentes nesse sentido. A Galeria Miguel Rio Branco, projetada pelo escritório mineiro Arquitetos Associados é um bom exemplo.
Qual a importância do contraste na arquitetura?
O contraste na arquitetura pode ser utilizado para demarcar acessos e circulações, diferenciar blocos, caracterizar elementos e quebrar a monotonia. No edifício Mirador – como é conhecido na Espanha – algumas destas possibilidades são exploradas com muito sucesso.
Como o arquiteto propôs um edifício fechado por planos de vidro?
O arquiteto então propôs um edifício fechado por planos de vidro, cuja estrutura seria resolvida por uma solução estrutural única e que mantivesse esse caráter de transparência. A solução final inclui treze colunas de treliça de aço que se estendem do nível térreo até o telhado, fazendo com que as seis lajes pareçam flutuar.
Qual é a importância da arquitetura e da paisagem no Museu de arte?
No Museu de arte Nelson Atkins, projetado pelo escritório liderado por Steven Holl, combinou-se arquitetura e paisagem para criar novas experiências e visuais interessantes para os visitantes. A ideia era fazer com que a pessoa tivesse uma intensa experiência arquitetônica, artística, de design, de paisagem e de arte ao visitá-lo.