Porque a velocidade do som varia com a temperatura?

Índice

Porque a velocidade do som varia com a temperatura?

Porque a velocidade do som varia com a temperatura?

Para o ar γ = 1,4. Se considerarmos ar na mesma pressão p, então quanto mais denso é o ar, tanto menor é a rapidez do som. Ora, o ar frio é mais denso do que o ar quente (mantida a pressão constante) e portanto o som se propaga mais rapidamente no ar quente do que no ar frio.

Como é chamada a velocidade do som?

Velocidade do som (m/s) Nessa altura e na temperatura de 25 ºC, as ondas sonoras propagam-se com velocidade de aproximadamente 337 m/s ou 1216 km/h.

Qual é a velocidade do som no ar de 15 graus?

340m/s Sabemos que a velocidade do som no ar, à temperatura de 15C, é cerca de 340m/s. Como a onda sonora se propaga com velocidade constante conclui-se que para uma pessoa perceber o eco de sua própria voz é necessária uma distância mínima de 17m entre ela e o anteparo, onde o som é refletido.

Como a velocidade se propaga?

Velocidade do som é a rapidez em que uma onda sonora é capaz de se propagar através do espaço....Velocidade do som em diferentes meios.
MeioVelocidade do som (m/s)
Ferro5960
Água pura1498
Água do mar1531
Oxigênio316

Onde o som se propaga com maior velocidade?

Nos sólidos, o som se propaga de maneira mais veloz do que nos líquidos. Para se ter uma ideia, a velocidade do som no ferro é de aproximadamente 5130 m/s.

Qual é a velocidade do som?

Assim como a velocidade da luz, a velocidade do som varia de acordo com o meio pelo qual as ondas sonoras viajam. Entretanto, ao contrário da luz, o som se propaga mais rapidamente em líquidos e sólidos do que no ar. Gravidade zero não existe. Entenda o que astronautas experimentam no espaço!

Qual é a velocidade do som no ar e na água?

Professora de Matemática e Física. A velocidade do som no ar, ao nível do mar, em condições normais de pressão e com temperatura de 20 ºC é de 343 m/s, que corresponde a 1234,8 Km/h. Já a velocidade do som na água, a uma temperatura de 20 ºC, é de 1450 m/s, o que corresponde a cerca de quatro vezes mais que no ar.

Qual é a velocidade de propagação do som?

Observe: A velocidade de propagação do som também varia de acordo com a altura em que o som se propaga em relação ao nível do mar. Nessa altura e na temperatura de 25 ºC, as ondas sonoras propagam-se com velocidade de aproximadamente 337 m/s ou 1216 km/h.

Qual é a diferença entre a velocidade da Luz e o som?

Assim como a velocidade da luz, a velocidade do som varia de acordo com o meio pelo qual as ondas sonoras viajam. Entretanto, ao contrário da luz, o som se propaga mais rapidamente em líquidos e sólidos do que no ar. Gravidade zero não existe. Entenda o que astronautas experimentam no espaço! Como o Sol "pega fogo" se não tem oxigênio no espaço?

Postagens relacionadas: