O que faz ter vasculite?

Índice

O que faz ter vasculite?

O que faz ter vasculite?

A vasculite pode ser desencadeada por certos tipos de infecções, por medicamentos, ou pode ocorrer por razões desconhecidas. As pessoas podem apresentar sintomas gerais, como febre ou fadiga, seguidos por outros sintomas, a depender dos órgãos afetados.

O que gera vasculite?

O termo “vasculite” significa inflamação de vasos sanguíneos. Nas Vasculites, a parede dos vasos sanguíneos é invadida por células do sistema imunológico causando estenose, oclusão, formação de aneurismas e/ou hemorragias.

Quais são os sintomas das vasculites nos rins?

Já nos rins as vasculites costumam estar associadas a lesões dos glomérulos renais, provocando glomerulonefrite e insuficiência renal aguda. Outro sinal comum das vasculites é o acometimento dos nervos periféricos, o que causa dor e perda de sensibilidade nos membros.

Quais são os tipos de vasculites?

As vasculites são raras, ocorrendo de modo agudo (curta duração) ou crônico (longa duração). Existem diversos tipos de vasculites, mas de modo generalizado elas incluem os seguintes sintomas: febre, dor de cabeça, fatiga, perda de peso, dores e coceiras, sudorese noturna, manchas no corpo e dormência de partes do corpo.

Quais são os riscos da vasculite?

A parede dos vasos inflamados pode enfraquecer e formar um aneurisma, o qual pode romper e causar sangramento. Além do dano ao próprio vaso sanguíneo, a vasculite pode causar dano aos órgãos e tecidos pela falta de sangue que ocasiona.

Quais são os quadros clínicos observados nas vasculites?

Dores nas articulações ou nos músculos. Por vezes aparecem lesões na pele (nódulos, enfartamento, púrpura) ou até úlceras cutâneas, geralmente nas pernas ou braços. Considerando que quase todos os vasos do corpo podem ser atingidos pelas vasculites, não é de surpreender a riqueza e variedade do quadro clínico observado nas vasculites.

Postagens relacionadas: