Como tratar Vibrio?

Índice

Como tratar Vibrio?

Como tratar Vibrio?

O tratamento deve ser feito com ciprofloxacino ou doxiciclina. Os vibriões não cólera são às vezes chamados vibriões não aglutináveis (não se aglutinam com o soro de pacientes com cólera). Normalmente, habitam as águas salgadas e quentes ou uma mistura de água salgada e doce (p. ex., em estuários).

Qual é a função do vibrião?

Fermentam carboidratos e reduzem nitratos a nitritos. A estrutura de membrana se assemelha àquela de outros bacilos gram-negativos. Seu exemplo mais típico é o vibrião colérico (Vibrio cholerae, bactéria causadora da cólera). Esta espécie produz uma enterotoxina, importante para sua patogenicidade.

O que são bactérias do tipo vibriões?

Vibrião é um tipo de bactéria que tem o formato de bastonete recurvo, ou seja, em forma de vírgula, podendo ainda se ligar uma a outra formando a letra “S”. Seu movimento ocorre de forma espontânea e ativa, havendo consumo de energia nesse processo de movimento; possuem um único flagelo e não são esporulados.

O que significa Cocobacilos?

Cocobacilos são um tipo de bactéria com uma forma intermédia entre os cocos (bactérias esféricas) e os bacilos (bactérias com forma de bastonete). Por essa razão, os cocobacilos têm forma de bastonetes muito curtos que podem ser confundidos com cocos.

Qual a diferença entre Espirilos e espiroquetas?

Espirilos: Bactérias em forma de espiral que apresentam corpo rígido e locomovem-se com a ajuda de flagelos; Espiroquetas: Bactérias em espiral que são mais flexíveis e locomovem-se por contrações citoplasmáticas; Vibriões: Bactérias que apresentam corpo semelhante a uma vírgula.

Quais são os riscos de contrair a infecção por Vibrio?

Pessoas com sistemas imunológicos comprometidos têm um risco especialmente alto de contrair uma infecção perigosa desta espécie específica de Vibrio. Muitas dessas espécies são transmitidas por alimentos, levando alguns médicos a classificar a infecção por Vibrio como uma doença de origem alimentar.

Quais são os sintomas de uma infecção por Vibrio vulnificus?

Uma alta porcentagem de pessoas que adquirem uma infecção por Vibrio vulnificus desenvolve a doença chamada Sepsia. Esta é uma complicação que afeta tecidos e o sangue. Alguns também desenvolvem sintomas de celulite grave depois de ser infectado, incluindo uma erupção cutânea grave (vermelhidão na pele).

Quais são os sintomas da bactéria Vibrio?

Quando ingerida, a bactéria Vibrio pode causar diarreia aquosa, muitas vezes acompanhada de cólicas abdominais, náuseas, vômitos, febre e calafrios. Geralmente estes sintomas ocorrem dentro de 24 horas após a ingestão e duram cerca de 3 dias. A doença grave é rara e ocorre tipicamente em pessoas com um sistema imunológico enfraquecido.

Quais são as espécies do género Vibrio?

Existem cerca de 35 espécies do género Vibrio, das quais doze são patogénicas para o Homem. V. parahaemolyticus é a espécie mais importante em termos de segurança alimentar. No entanto, neste documento serão referidas também com algum detalhe as espécies V. cholerae e V. vulnificus uma vez têm causado alguns problemas nos últimos tempos.

Postagens relacionadas: