O que significa a palavra Virtù?

Índice

O que significa a palavra Virtù?

O que significa a palavra Virtù?

Na língua italiana, “Virtú” (ou “Virtù”, na exata grafia da língua) significa “Virtude”, o que, por si só, já se adéqua à filosofia e aos serviços prestados pela empresa VIRTÚ AMBIENTAL.

Qual o significado de Virtù para Maquiavel?

A Virtù de Maquiavel trata-se de um signo valorativo utilizado pelo autor para refletir a um conhecimento prático, técnico da realidade efetiva das coisas. O sujeito possuidor da Virtù é o que obtém êxito em obter e manter o poder.

O que é fazer algo com Virtù exemplos?

[Filosofia] Termo usado por Maquiavel que significa cautela política, refere-se ao modo de fazer as coisas corretamente; inteligência; astúcia. A virtu desse político não é das melhores.

O que significa a frase de Maquiavel os fins justificam os meios?

A frase "Os fins justificam os meios" sugere que, com o intuito de se alcançar determinado objetivo, seria aceitável tomar qualquer atitude.

Como Maquiavel relaciona Virtù e Fortuna?

A figura da Fortuna representa, assim como a Virtù, uma das formas de aquisição do poder. Contudo, diversamente da Virtù, ela não garante a estabilidade. Para Maquiavel, aqueles que somente pela Fortuna de outros se tornam príncipes, sem grandes esforços, encontram sérias dificuldades em manter o principado.

Por que para Maquiavel a Virtù deve dobrar a Fortuna?

Primeiro, Maquiavel aconselha a não depender exclusivamente da Fortuna: quando ela se voltar contra o agente, vai encontrá-lo desarmado, desamparado. Armar-se com a virtù é saber agir de acordo as circunstâncias: “Creio ainda que é feliz aquele que combina o seu modo de proceder com as exigências do tempo (...)”.

Postagens relacionadas: