Qual a importância de Van Gogh para a arte?

Índice

Qual a importância de Van Gogh para a arte?

Qual a importância de Van Gogh para a arte?

Figura emblemática da arte moderna, Vincent Van Gogh () libertou a cor na pintura. Por meio dela, procurou captar a essência dos seres e das coisas, traduzir emoções e intuições, sem os compromissos com a verossimilhança que dominavam a arte acadêmica de seu tempo.

Qual é a origem da pintura de Van Gogh?

A pintura é das poucas não assinadas pelo pintor, no entanto, não há qualquer dúvida da sua autoria graças ao estilo apresentado e as cartas de Van Gogh, onde ele se referia à tela. Pintada pouco antes de Van Gogh falecer (no dia 29 de julho de 1890), a tela Campo de trigo com corvos foi criada no dia 10 julho de 1890.

Onde está a assinatura de Van Gogh?

Depois de ver as imagens, o pintor francês acabou por elogiar o colega holandês ao afirmar que os seus girassóis eram mais bonitos do que as vitórias-régias de Monet. No quadro a assinatura não está como habitualmente costumamos a encontrar, posicionada no canto da tela.

Quais são as características do trabalho de Van Gogh?

A tela acima ilustra o nascer do sol visto da janela do quarto onde Van Gogh dormia. O trabalho apresenta alguns elementos peculiares como as espirais do céu que imprimem uma noção de profundidade e movimento. Apesar do céu caótico, o vilarejo que aparece na pintura tem ar pacato e alheio ao turbilhão exterior.

Quem é o amigo de Van Gogh?

Joseph trabalhava na estação dos correios da pequena cidade e Van Gogh ia muitas vezes ao local para enviar telas e cartas ao seu amigo Theo. Foi desses recorrentes encontros que surgiu uma amizade - e essa foi uma tela de uma série de retratos que o pintor fez do seu amigo e da sua família ao longo do tempo em que viveu em Arles.

Postagens relacionadas: