O que a vitamina D faz falta no corpo?

O que a vitamina D faz falta no corpo?
Quando há deficiência de vitamina D, o organismo absorve menos cálcio e fosfato. Se não houver uma quantidade suficiente de cálcio e fosfato disponível para manter os ossos saudáveis, a deficiência de vitamina D pode causar um distúrbio ósseo denominado raquitismo em crianças e osteomalacia em adultos.
Qual é a quantidade ideal de vitamina D?
Segundo a nota publicada pela Sociedade, até então o valor normal era acima de 30 ng/mL. Porém, atualmente estão sendo aceitos valores a partir de 20 ng/mL. Ainda segundo o comunicado, pacientes que estão entre as dosagens de 20 a 30 ng/mL não necessitam de reposição da vitamina.
Qual a importância da vitamina D para o organismo?
A vitamina D é essencial para o equilíbrio de diferentes órgãos e funções do organismo. Responsável por regular a absorção de cálcio e fósforo, ela mantêm o cérebro funcionando perfeitamente, além de fortificar ossos, dentes e músculos – inclusive o coração. Importante na prevenção da osteoporose, a vitamina D também pode estar relacionada à ...
Quais são as consequências do excesso de vitamina D no organismo?
O excesso de vitamina D no organismo geralmente acontece com o uso de suplementos e pode causar o enfraquecimento dos ossos, a elevação dos níveis de cálcio na corrente sanguínea, o que pode levar ao desenvolvimento de pedras nos rins e arritmia cardíaca.
Como é produzida a vitamina D?
A vitamina D pode ser conseguida por meio da alimentação e da síntese cutânea. A alimentação representa apenas uma pequena parcela do total de vitamina D no nosso organismo, sendo grande parte dela sintetizada pela pele. Estima-se que, praticamente, 90% da vitamina D corpórea sejam adquiridos pela síntese cutânea.
Quais são os efeitos da deficiência de vitamina D?
O efeito mais direto da deficiência de vitamina D se dá sobre os ossos. Nas crianças e nos jovens, esse efeito provoca um crescimento inadequado, raquitismo (doença que deixa os ossos deformados), enquanto nos adultos e idosos há uma perda de densidade óssea, o que pode levar a um quadro de osteoporose.