Qual foi a primeira igreja gótica?

Índice

Qual foi a primeira igreja gótica?

Qual foi a primeira igreja gótica?

A primeira catedral gótica foi a de Saint-Denis, na França. A mais famosa é a catedral de Notre-Dame, em Paris. O termo gótico foi cunhado possivelmente por Giorgio Vassari (), durante o Renascimento, como uma forma pejorativa para comparar com o estilo clássico.

Quais eram as principais representações das Igrejas góticas?

Também era comum a presença de esculturas de monstros ou figuras humanas nos telhados das igrejas góticas, a fim de escoar as águas pluviais. Essas representações são intituladas gárgulas. As gárgulas eram esculturas colocadas nas construções góticas a fim de escoar as águas pluviais Veja também: História da Escultura

Quais foram as primeiras igrejas góticas na Itália?

A Catedral de Salisbury () é também um bom exemplo do gótico inicial, com exceção de sua torre e pináculo, que foram adicionadas em 1320. O segundo período do gótico inglês é conhecido como Gótico Decorado.

Qual foi o primeiro período do gótico?

A ordem monástica cisterciense introduziu algumas das primeiras igrejas góticas na Itália, na Abadia de Fossanova (consagrada em 1208) e na Abadia de Casamari (). Eles seguiram o plano básico das igrejas cistercienses góticas da Borgonha, particularmente a Abadia de Cister.

Quais as principais características da catedral gótica?

As grandes arcadas das colunas que separam a nave central da nave dos corredores colaterais, o trifório sobre as grandes arcadas e as janelas altas nas paredes que permitiam a entrada de luz na nave também foram adaptadas do modelo românico.

Postagens relacionadas: