Para que serve a vitamina D na mulher?

Índice

Para que serve a vitamina D na mulher?

Para que serve a vitamina D na mulher?

A vitamina D é essencial para diferentes funções do organismo. Seu principal papel é na regulação do metabolismo do cálcio e do fósforo. Ela também tem ação no sistema imunológico, controle de pressão arterial e participa dos processos de multiplicação e diferenciação celular.

O que a vitamina D faz com o corpo?

A "vitamina D” é mais que uma vitamina. Hoje ela é considerada um hormônio que atua na saúde óssea, crescimento, imunidade, musculatura, metabolismo e em vários órgãos e sistemas, como o cardiovascular e o sistema nervoso central. Os precursores de vitamina D são produzidos pelo nosso corpo.

Qual vitamina D para mulher?

Entre 30 e 60 ng/mL é o valor recomendado para pessoas que pertencem a grupos de risco, idosos, mulheres na pós menopausa, osteoporose, osteomalácia, histórico de quedas e fraturas, doenças autoimunes, doença renal crônica, síndromes de má-absorção, pós cirurgia bariátrica, etc.

Quantas vezes por semana devo tomar vitamina D?

Recomenda-se 50.000 UI/semana (ou 7.000 UI/dia) de vitamina D3 por 6 a 8 semanas. Caso a meta de 25(OH)D não seja atingida, um novo ciclo pode ser proposto.

Qual a importância da vitamina D para o organismo?

A vitamina D é considerada um hormônio esteroide, ou seja, uma substância produzida pelo corpo humano e de fundamental importância para o correto funcionamento do organismo, sobretudo para a manutenção do vigor, força dos ossos e dos músculos1.

Por que a vitamina D abaixo do ideal aumenta o risco de morte?

Estudo publicado na revista científica Archives of Internal Medicine, com mais de 13 mil pessoas, mostrou que níveis de vitamina D abaixo do ideal aumentam o risco de morte por diferentes causas em até 26%. A nutricionista Myriam Garson explica que "além de enfraquecer os ossos, a carência de vitamina D pode provocar alterações cerebrais.

Como saber se a vitamina D está abaixo do ideal?

Para evitar o desequilíbrio, Myriam recomenda a medição dos níveis de vitamina D. "Através do exame de sangue é possível saber se os níveis estão abaixo do ideal ou se há necessidade de suplementação, que deve ser orientada por um médico. Taxas que variam de 30 a 74 ng/mL são consideradas normais", finaliza a nutricionista.

Quais são os riscos de deficiência de vitamina D?

Se você costuma evitar o sol, sofre de alergias aos derivados do leite ou segue uma dieta vegana rigorosa, pode estar correndo o risco de deficiência de vitamina D. Cada vez mais, pesquisas de organismos de saúde e órgãos oficiais de diversos países atestam a importância da vitamina D para o correto funcionamento e desenvolvimento do corpo humano.

Postagens relacionadas: