Quais os danos que a chuva ácida pode causar ao ser humano?

Índice

Quais os danos que a chuva ácida pode causar ao ser humano?

Quais os danos que a chuva ácida pode causar ao ser humano?

Prejudiciais para o meio ambiente e para a sociedade em geral, a chuva ácida provoca várias consequências:

  • contaminação do lençol freático;
  • corrosão da pintura de carros e motos;
  • extinção de animais e vegetais;
  • surgimento de doenças pulmonares;
  • empobrece o solo, causando erosão e destruindo lavouras e plantações;

O que acontece se a chuva ácida?

As principais consequências da chuva ácida são: O solo pode sofrer alterações quando a chuva ácida atinge a superfície, tornando-se acidificado. A contaminação do solo pode provocar também a contaminação de cursos d'água, como rios e lagos e também de reservas subterrâneas de água.

O que a chuva ácida destrói?

Para a natureza, as consequências da chuva ácida são a destruição da cobertura vegetal, acidificação dos solos e das águas de rios e lagos. Um exemplo da consequência da chuva ácida foi observado no Brasil.

O que é chuva ácida preocupa os ambientalistas?

A chuva ácida, ao atingir o solo, empobrece a vegetação natural e as plantações. Também afeta a fauna e a flora de rios e lagoas, prejudicando a pesca.

Quais são as regiões mais afetadas pela chuva ácida?

Os mais afetados são: Estados Unidos, Canadá, China, Índia, Tailândia, Japão, além da maioria dos países europeus. No Brasil, a chuva ácida ocorre com mais frequência em São Paulo.

O que é chuva ácida e quais as consequências para o meio ambiente?

A chuva ácida é consequência da poluição atmosférica com óxidos ácidos que reagem com a água da chuva, produzindo ácidos fortes. A emissão de gases poluentes na atmosfera, como óxidos ácidos e gases de efeito estufa, tem causado graves problemas ambientais, sendo que um deles é a chuva ácida.

Quais os impactos da chuva ácida na agricultura?

Ao precipitar, a chuva ácida aumenta o pH do solo levando à deficiência de nutrientes e perda de fertilidade. A taxa de decomposição também é afetada negativamente, retardando a decomposição vegetais. A mudança máxima da acidez ocorre na camada de húmus.

Por que a chuva é ácida?

Qualquer chuva é ácida, apesar de nem sempre receber esse nome. Isso porque a água (H2O) reage com o gás carbônico (CO2) resultante da respiração de humanos, animais e plantas, formando o ácido carbônico (H2CO3) – que é quimicamente fraco e se decompõe de volta em CO2. Até aí, nenhum problema.

Por que a chuva ácida faz mal a pele?

A chuva ácida carrega corrosivos poderosos, como o ácido sulfúrico, mas eles estão tão diluídos na água que não fazem mal a quem toma um toró de vez em quando. Além disso, é impossível que essas substâncias se acumulem sobre a pele, mesmo que a pessoa não se lave: as células da epiderme são trocadas constantemente.

Qual é o grau de acidez da chuva?

A chuva, normalmente, possui um certo grau de acidez devido à presença de óxidos no ar. A acidez pode ser medida por meio de uma escala numérica conhecida como pH. Nessa escala, uma solução com pH 7 é considerada neutra.

Por que a chuva cai sobre o solo e as águas?

O pH da chuva sofre alterações quando combinada com o ácido sulfúrico e o ácido nítrico, por isso, quando a chuva cai sobre o solo e as águas, altera suas características químicas colocando em perigo o equilíbrio dos ecossistemas. É o que se conhece como acidificação do meio ambiente, um fenômeno que tem graves efeitos:

Postagens relacionadas: