Qual o risco de abscesso dentário?

Índice

Qual o risco de abscesso dentário?

Qual o risco de abscesso dentário?

Caso um abscesso dentário não seja tratado a tempo, ele pode trazer consequências para a saúde bucal e para a saúde do organismo do paciente. Além das dores, da presença de inchaço, febre e outros sintomas, a infecção ainda pode se agravar, causando a perda do dente afetado.

O que acontece se um abscesso não for drenado?

A coleção de pus, se não tratada, evolui para necrose tecidual e pode acarretar diversas complicações e atingir outras estruturas vizinhas! Toda infecção que nos atinge, desde leve ou gravíssima, circula em nossa corrente sanguínea. Por isso o tratamento e eliminação da causa da infecção é de caráter urgente.

O que é o abscesso dentário?

O abcesso dentário acontece quando uma infecção bacteriana se instala em alguma cavidade entre a gengiva e os ossos da face ou pescoço. Um dente infeccionado que não recebe tratamento apropriado pode formar um abcesso. Outras causas são:

Como se cura o abcesso dentário?

O abcesso dentário não se cura sem tratamento. Se ele se rompe, a dor pode diminuir significativamente – mas isso não quer dizer que o tratamento deve ser dispensado. Se o abcesso não é drenado, a infecção pode se espalhar para outras partes da sua boca, podendo inclusive afetar outras partes do seu corpo.

Como limpar o abcesso do dente?

O dentista poderá fazer um pequeno corte no abcesso, retirar o pus e higienizar a área com uma solução salina. Este procedimento pode ajudar a eliminar a infecção e salvar o seu dente. Para isso, o dentista remove o tecido doente central (polpa) usando uma broca e drena o abscesso.

Quais são os sintomas do abcesso?

Se você tiver sintomas como febre, calafrios, vômito ou diarreia por conta do abcesso, marque uma consulta médica. O dentista poderá fazer um pequeno corte no abcesso, retirar o pus e higienizar a área com uma solução salina.

Postagens relacionadas: