Qual o papel do pergaminho?

Índice

Qual o papel do pergaminho?

Qual o papel do pergaminho?

Antigamente, os pergaminhos eram usados não só para documentar informações, mas também como decoração e para contar histórias.

Qual a importância do pergaminho?

Apesar de não ser tão utilizado nos dias de hoje, o pergaminho continua tendo alguma utilidade. Atualmente, alguns documentos nacionais de elevada importância são feitos em pergaminho. A pele animal usada na criação do pergaminho não é curtida, e recebe um tratamento com soda cáustica.

Quais eram os primeiros pergaminhos?

No século XIII, o papel começa a ser fabricado em diversos países da Europa, substituindo gradualmente o pergaminho, devido aos custos menores e simplicidade de manufatura. Até então, tanto na China como nos países islâmicos, o processo era completamente manual.

Qual a diferença entre papiro e pergaminho?

Já o pergaminho é um presente dos gregos. Era feito de pele de carneiros e ovelhas, tratadas com cal e esticadas. Acredita-se que tenha surgido por volta do século 2 a.C. na cidade de Pérgamo (atualmente Bergama, na Turquia). Assim como o papiro, o pergaminho não era barato nem rápido de ser produzido.

Qual é a origem do papel?

O papel foi, então, popularizado na Europa, e de lá para o mundo. "Ainda hoje, há barcos de papiro na Etiópia, e ele voltou ser produzido no Egito, como forma de atrair turistas", afirma Rosany Azeredo, pós-graduada em Ciência da Informação com um trabalho sobre as origens do papel.

Postagens relacionadas: