Qual é a importância de estudar Barroco?

Índice

Qual é a importância de estudar Barroco?

Qual é a importância de estudar Barroco?

A arte barroca ficou conhecida pelo desejo de aproximar o humano do divino. Além disso, é importante entender que o principal desafio do movimento era representar um mundo que passava por um período de intensa instabilidade.

Quais as principais características da arquitetura barroca?

Há um tom lamurioso no barroco, um lamento pela mudança perpétua das coisas, bem como uma cautela com a efusão renascentista, que colocava o homem no centro do universo e propunha um novo paradigma para a época. Interior da igreja de São Luís da França, em Roma. Um grande exemplo da arquitetura barroca. [1]

Quais foram os precursores do Barroco?

Tem sido dito que o Barroco teve precursores já na Alta Renascença, em obras como o Incêndio no Burgo, de Rafael, ou nas obras maduras de maneiristas como Michelangelo, Tintoretto, Giambologna, Barocci e outros, mas usualmente se refere seu início estando na passagem do século XVI para o século XVII.

Quais são as principais características do Barroco pictórico na Espanha?

Na Espanha o Barroco pictórico tingiu-se de um misticismo desconhecido em outras paragens, inspirado no dramatismo do Tenebrismo, já citado, e na obra de mestres como Francisco Pacheco del Río e em particular El Greco, possivelmente o mais típico integrante da corrente mística.

Quais são as características da arte barroca?

A arte barroca é vinculada à Contrarreforma. O barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de hipérbole e de metáforas. Entenda o contexto histórico em que surgiu o barroco no Brasil. Conheça as características desse estilo e saiba quais são os seus principais artistas.

Postagens relacionadas: