Quando é permitida a ultrapassagem?

Índice

Quando é permitida a ultrapassagem?

Quando é permitida a ultrapassagem?

Uma ou duas faixas contínuas: não é permitido ultrapassar em nenhum dos sentidos. Faixa contínua ao lado de uma tracejada: a ultrapassagem é permitida apenas para o lado tracejado. Duas faixas tracejadas: a ultrapassagem é permitida nos dois sentidos.

O que é considerado uma ultrapassagem?

Ultrapassagem, segundo o Anexo I do CTB, é o “movimento de passar à frente de outro veículo que se desloca no mesmo sentido, em menor velocidade e na mesma faixa de tráfego, necessitando sair e retornar à faixa de origem”.

Qual a diferença entre sinalização e ultrapassagem?

A sinalização é muito simples: quando a faixa é contínua, não é permitido ultrapassar; quando é seccionada (ou tracejada), é permitido. Mas melhor que explicar com palavras é mostrar o desenho, até porque a ultrapassagem pode ser permitida para um sentido e não para o outro.

Como fazer uma ultrapassagem?

Contudo, durante a ultrapassagem, é indispensável que se cumpra tais critérios: 1 – A primeira coisa a se fazer, antes mesmo de iniciar o processo, é acionar a seta, ou, se necessário, fazer um gesto com o braço para fora do veículo, para que assim você possa informar aos demais motoristas sobre a manobra que irá iniciar;

Quando a ultrapassagem deve ser feita pela esquerda?

Art. 26, IX: A ultrapassagem deve ser feita pela esquerda, exceto quando o veículo a ser ultrapassado estiver sinalizando o propósito de entrar à esquerda.

Quais são os tipos de faixas de ultrapassagem?

Ao longo da estrada, a variedade do formato das faixas indica o que pode e o que não pode ser feito em tal trecho, no que diz respeito a ultrapassagem. Uma ou duas faixas contínuas: não é permitido ultrapassar em nenhum dos sentidos.

Postagens relacionadas: