Como funciona a rotunda?

Índice

Como funciona a rotunda?

Como funciona a rotunda?

A rotunda é um espaço de circulação rodoviária, onde o trânsito se processa em sentido giratório, num único sentido, em torno de uma placa central geralmente circular.

Como entrar numa rotunda em Portugal?

Artigo do Código da Estrada para circular em rotundas

  1. Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam;
  2. Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita;

Qual é o conceito de rotunda?

Ora, uma rotunda é uma intersecção de estradas (rotas), avenidas ou ruas. Todas as vias que confluem na rotunda comunicam entre si mediante um anel: os veículos, desta forma, devem circular em volta do seu centro. Pode-se dizer que uma rotunda consiste numa pequena praça que tem uma via circular em seu redor na qual intersectam outros caminhos.

Qual a diferença entre uma rotunda e uma intersecção de estradas?

rotunda. Rotunda é um conceito que é usado para designar diferentes construções e estruturas de forma circular. O uso mais frequente diz respeito às estradas que permite o cruzamento de vários caminhos, reduzindo assim o perigo de haver acidentes. Ora, uma rotunda é uma intersecção de estradas (rotas), avenidas ou ruas.

Quais as regras de circulação nas rotundas?

1 — Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte comportamento: Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam;

Qual a prioridade de um condutor que se aproxima de uma rotunda?

De acordo com o artigo nº 31º do Código da Estrada, os condutores que se aproximam de uma rotunda perdem prioridade, devendo ceder a passagem a quem nela circula. Antes de entrar numa rotunda o condutor deve também posicionar-se de acordo com o local onde pretende dela sair.

Postagens relacionadas: