Qual foi o propósito da arte rococó?

Índice

Qual foi o propósito da arte rococó?

Qual foi o propósito da arte rococó?

O Rococó denota uma nova maneira de viver e sentir a arte. Os temas trazem cenas pastoris, festas galantes, traduzindo amor, sedução, erotismo e hedonismo (doutrina filosófica que faz do prazer o objeto da vida). Temas tratados de forma ligeira e superficial, com referência à deuses e a pequenos cupidos.

Qual a origem do termo rococó e qual o seu significado?

De origem francesa, a palavra Rococó (rocaille) quer dizer concha, uma associação aos elementos que caracterizam esse estilo. Também é relacionado ao termo “embrechado”, técnica utilizada na decoração de grutas artificiais por meio da incrustação de conchas e fragmentos de vidro.

O que diferencia o rococó dos outros movimentos artísticos?

O Rococó, na arquitetura, apresenta atributos que se assemelhavam ao do mundo real. Os tetos, normalmente, apresentam as paisagens desenhadas e as representações da natureza. Essa arte, por não seguir a mesma linha do barroco — que trabalhava com elementos da religiosidade, foi considerada uma arte fútil, pejorativa.

Como era a sociedade no período rococó?

O Rococó desponta com o otimismo que algumas pessoas sentiam em resposta a tantas transformações econômico-sociais, manifestando uma nova forma de pensamento, na qual setores da sociedade abandonaram o formalismo de épocas anteriores e começaram a perseguir a diversão e a felicidade pessoal.

Qual é a origem do Rococó?

É evidente que o estilo rococó migrou para a América e no Brasil o expoente máximo foi o artista Aleijadinho. Aqui, o estilo floresceu no fim do século XVIII, sob grande influência religiosa, ao contrário das representações da vida profana e aristocrática comuns em outras localidades.

Quais são as principais características do movimento rococó?

O rococó é considerado um desdobramento do barroco e realiza a transição para o neoclassicismo. Dessa forma, possui as seguintes características: ornamental. O balanço (1767), pintura rococó de Jean-Honoré Fragonard. Na França, a arte rococó é marcada por linhas sinuosas e temas bucólicos.

Quais são as principais características da arte rococó?

O balanço (1767), pintura rococó de Jean-Honoré Fragonard. Na França, a arte rococó é marcada por linhas sinuosas e temas bucólicos. Assim, a natureza é usada como símbolo de perfeição e beleza. O objetivo é provocar o prazer no receptor. Nessa perspectiva, mostra-se uma arte funcional.

Postagens relacionadas: