Quando começou o estilo gótico?

Índice

Quando começou o estilo gótico?

Quando começou o estilo gótico?

A arte gótica foi uma expressão artística da Baixa Idade Média (século XII) que perdurou até o Renascimento. Denominada de arte das catedrais, ela era realizada nas cidades. Foi uma reação ao estilo românico e pretendeu rivalizar com os mosteiros e basílicas que eram construídas no campo.

Como surgiu o estilo gótico?

A arquitetura medieval surgiu neste meio como inspiradora, elevando a crença da população, num quotidiano ameaçador. O edifício considerado como a expressão mais pura do estilo gótico é a catedral, símbolo da crença, da cidade e da sua própria identidade, constituindo o orgulho e o entusiasmo religioso dos habitantes dos burgos.

Qual é a origem do termo “gótico”?

O termo “Gótico” foi possivelmente cunhado por Giorgio Vasari anos mais tarde no século XVI, no período do Rnascimento, para denotar o tipo de arquitetura medieval considerada bárbara e monstruosa. Esta visão somente seria superada no século XVIII, quando se desenvolveu um novo olhar perante este estilo.

Quais são as raízes do estilo gótico?

As raízes do estilo gótico estão naquelas cidades que, desde o século XI, desfrutavam de maior prosperidade e crescimento, começaram a sentir cada vez mais a liberdade da autoridade feudal tradicional. No final do século 12, a Europa foi dividida em uma multidão de cidades-estados e reinos.

Quais foram as principais transições feitas pelo gótico?

Outra transição feita pelo gótico foi a mudança dos mosteiros rurais do românico para ambientes urbanos com novas igrejas góticas construídas em cidades ricas pelo clero secular, conhecendo muito bem a crescente unidade e poder da Igreja.

Postagens relacionadas: