Como se desenvolveu a arquitetura moderna?

Índice

Como se desenvolveu a arquitetura moderna?

Como se desenvolveu a arquitetura moderna?

No Brasil, a Arquitetura Moderna nasceu em berço carioca. Segundo o arquiteto e historiador Guilherme Wisnik, ela surgiu nos anos 1930 sob os auspícios de Le Corbusier, o “purista”, super influenciado pela Semana da Arte Moderna que aconteceu poucos anos antes, em 1922.

Quais são os aspectos de Arquitetura modernista?

Os aspectos de arquitetura modernista estão por toda parte: na escolha de amplas janelas que valorizam a entrada de luz natural durante o dia, até a fachada aberta do piso inferior da residência. É possível que o projeto do Congresso Nacional seja uma das imagens mais emblemáticas ao pensar em Brasília.

Qual a importância da arquitetura moderna?

A Arquitetura Moderna é uma vanguarda bastante ampla que tem como principal fundamento utilizar itens simples para construções surpreendentes e com designs à frente de sua época. No século XX, esse movimento ganhou força com uma proposta oposta aos projetos arquitetônicos tradicionais da época.

Quais são os melhores arquitetos modernistas do Brasil?

Sesc Pompéia, MASP e a sua preciosa Casa de Vidro são exemplares perfeitos da arquitetura modernista de Lina. O arquiteto Paulo Mendes da Rocha é um arquiteto modernista brasileiro condecorado em diversas premiações como o Leão de Ouro na Bienal de Veneza, Prêmio Imperial de Artes do Japão, Medalha de Ouro do RIBA e o Pritzker em 2006.

Qual a diferença entre arquitetura moderna e contemporânea?

Muitos pensam que Arquitetura Moderna e Contemporânea são sinônimos, mas a verdade é que não são a mesma coisa. A Arquitetura Moderna é influenciada pelos ideais da Idade Moderna principalmente e teve grande força dos anos 30 a 50. Já a Arquitetura Contemporânea tem forte influência da Idade Contemporânea, datando de 1789 até os dias de hoje.

Postagens relacionadas: