Como as línguas mudam?

Índice

Como as línguas mudam?

Como as línguas mudam?

A mudança linguística decorre de três principais fatores: (1) o aparelho articulatório da espécie humana (lábios, dentes, palato, língua, úvula, glote, laringe, pregas vocais etc.); (2) a cognição humana, isto é, a nossa capacidade de processar experiências, adquirir e produzir conhecimento; (3) fatores socioculturais.

Como a língua portuguesa se espalhou pela Europa?

Quando as primeiras caravelas portuguesas começaram a desbravar o oceano, teve início a viagem da língua portuguesa pelos diferentes continentes. Entre os séculos XV e XVI, enquanto Portugal criava o primeiro império comercial europeu, o português se espalhou por vários territórios da África e Ásia.

Como a língua portuguesa se formou?

A língua portuguesa formou-se como língua específica, na Europa, pela diferenciação que o latim sofreu na Península Ibérica durante o processo de contatos entre povos e línguas que se deram a partir da chegada dos romanos no século II a.C., por ocasião da segunda Guerra Púnica, no ano de 218 a.C(1).

Qual era o nome do primeiro território de Portugal a usar a língua portuguesa?

Em 218 a.C, os romanos iniciaram a invasão da Península Ibérica, onde viriam a fundar a província romana da Lusitânia, atual centro e sul de Portugal.

Como e quando a língua portuguesa chegou a Portugal?

Foi no ano de 1297 que o rei D. Dinis adotou o português como língua oficial em Portugal, e durante os séculos que se seguiam a língua foi espalhada pelo mundo através do império colonial e comercial estabelecido por Portugal, principalmente por meio das técnicas de navegação das quais o país foi pioneiro.

Como a língua portuguesa surgiu no Brasil?

O idioma português chegou ao território brasileiro a bordo das naus portuguesas, no Século XVI, para se juntar à família linguística Tupi-guarani, em especial o Tupinambá, um dos dialetos Tupi.

Postagens relacionadas: