Qual o papel do TNF?

Índice

Qual o papel do TNF?

Qual o papel do TNF?

TNF-α é uma citocina pró-inflamatória produzida rapidamente durante a fase aguda da infecção, desenvolvendo um importante papel na resposta imune contra vários patógenos.

O que é fator de necrose tumoral α TNF α )? Sua expressão está aumentada em quais indivíduos?

Fatores de Necrose Tumoral Alfa (sigla em inglês: TNF-α) refere-se a um grupo de citocinas capaz de provocar a morte de células (apoptose) tumorais e que possuem uma vasta gama de ações pró-inflamatórias. O TNF-α é secretado principalmente por macrófagos.

O que são citocinas Pró-inflamatórias e Anti-inflamatórias?

As citocinas anti-inflamatórias são uma série de moléculas imunorreguladoras que controlam as respostas da citocina pró-inflamatória. O papel fisiológico dessas moléculas, na inflamação, e o seu papel patológico, em estados inflamatórios sistêmicos, têm sido gradualmente reconhecidos.

Quem produz as citocinas?

No geral as citocinas são produzidas por células tanto do sistema imune inato quanto o adaptativo, a fim de ativar, mediar ou regular a resposta imune total. Elas possuem tempo de vida média, curta e dependem de ligação receptor-substrato específica, ou seja, só ativam células que tenham o receptor específico.

Quais são os efeitos negativos do TNF-α?

O TNF-α pode ocasionar, também, uma série de complicações, como diversos tipos de artropatias e artrites, ou ainda, ter efeitos negativos relacionados à menor contratilidade do miocárdio, redução da perfusão tissular, relaxamento da musculatura vascular, diminuição da pressão sanguínea e aumento do risco de coagulação intravascular disseminada.

O que é o TNF alfa e como ele pode ajudar no emagrecimento?

O Fator de Necrose Tumoral Alfa, descrito cientificamente como TNF Alfa foi descoberto em 1975, por Carswell. É considerado uma das principais citocinas relacionadas a processos inflamatórios, podendo agir em diversas partes do corpo.

Qual é o efeito do TNF-α sobre a função cardíaca?

O efeito do TNF-α sobre a função cardíaca é dependente da quantidade e duração na expressão gênica desta citocina.

Quais são as células que produzem o TNF-α?

O TNF-α, quando liberado em baixas concentrações, age nas células endoteliais promovendo vasodilatação e estimulando-as quimiocinas, que tem ação quimiotáxica em relação aos leucócitos, promovendo, desta forma, um processo inflamatório local que possibilita o combate a quadros infecciosos.

Postagens relacionadas: