O que é desinência exemplos?
Índice
- O que é desinência exemplos?
- Quais são os tipos de desinência?
- O que é desinência em uma palavra?
- Quais são os tipos de desinência verbal?
- Qual é o objeto direto?
- Qual é a diferença entre objeto direto e verbo transitivo direto?
- Qual a diferença entre objeto direto e indireto?
- Como é representado o objeto direto?

O que é desinência exemplos?
As desinências nominais indicam gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural) dos substantivos, dos adjetivos e de alguns pronomes. Exemplos: O aluno atencioso prestou atenção na aula. Os alunos atenciosos prestaram atenção nas aulas.
Quais são os tipos de desinência?
Existem dois tipos de desinências: nominais e verbais.
O que é desinência em uma palavra?
Desinências são partículas localizadas no final das palavras para indicar as flexões de gênero e de número dos nomes e as flexões de número, pessoa, tempo e modo dos verbos.
Quais são os tipos de desinência verbal?
São as terminações que os verbos assumem quando conjugados. Dividem-se em desinência número pessoal, desinência modo temporal e desinência verbo nominal. Desinência número pessoal: indica o número e a pessoa a qual se refere a ação verbal.
Qual é o objeto direto?
Objeto Direto: é um complemento de um verbo transitivo direto que normalmente se liga a ele sem o auxílio de uma preposição. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O homem enfurecido atirou os livros pela janela. Todos aguardavam o sim. Os professores fazem tudo pelo aprendizado dos alunos.
Qual é a diferença entre objeto direto e verbo transitivo direto?
Embora o objeto direto complemente o sentido de verbos transitivos diretos, pode aparecer com verbos transitivos. Isso ocorre quando o objeto direto pertence ao mesmo contexto de significado do verbo. Durante todo o tempo chorei lágrimas de felicidade. Ontem choveu uma chuva grossa e constante. Viva a vida com intensidade!
Qual a diferença entre objeto direto e indireto?
Diferente do objeto direto, o objeto indireto complementa o sentido de verbos transitivos indiretos, sendo iniciado por uma preposição que estabelece a regência verbal. Para identificar o objeto indireto, devem ser feitas as perguntas de quê?, para quê?, de quem?, para quem?, em quem? ao verbo.
Como é representado o objeto direto?
O objeto direto é representado principalmente por: substantivos, pronomes substantivos, pronomes oblíquos átonos e orações subordinadas substantivas objetivas diretas. Mariana comeu o quibe. Mirim esperava a irmã. Guarde isto com muito cuidado. Os pais fizeram tudo para a festa da filha.