Qual a doença de chumbo?

Qual a doença de chumbo?
A exposição excessiva e prolongada ao chumbo pode causar doença renal progressiva e irreversível. A nefropatia por chumbo é caracterizada por uma redução gradual da função renal e é freqüentemente acompanhada por hipertensão (1, 3).
Como o chumbo e absorvido?
O chumbo entra no corpo principalmente por inalação ou ingestão, sendo diretamente absorvido, distribuído e excretado. Os tratos gastrointestinal e respiratório são os principais sítios de absorção do chumbo que, uma vez absorvido, é encontrado no sangue, tecidos moles e mineralizados.
Qual é a utilidade do chumbo?
Assim, é mais comum encontrá-lo em minerais como galena, anglesita e cerusita. O chumbo apresenta diversos tipos de utilidades, sendo encontrado em inúmeros produtos. É um metal usado desde a antiguidade pelo homem. Podemos listar a presença e utilidade do chumbo em variados setores e produtos:
Qual é a origem da palavra chumbo?
A origem da palavra “chumbo” é do latim plumbum, explicando o fato de seu símbolo ser Pb. A hipótese proposta por pesquisadores é de que a fundição do metal começou há 9000 anos e o artefato de chumbo mais antigo já encontrado é uma estatueta egípcia, datada em cerca de 3800 a.C.
Por que o chumbo não se decompõe com o tempo?
É importante ressaltar que o chumbo não se decompõe com o tempo e nem é degradado pelo efeito do calor. Além disso, ele possui a capacidade de se acumular no organismo, especialmente nos rins, fígado, cérebro e ossos. O chumbo pode causar vômitos, dores abdominais, convulsões, encefalopatia, fraqueza muscular e danos aos rins, fígado e cérebro.
Quais são os riscos do chumbo?
O chumbo pode causar vômitos, dores abdominais, convulsões, encefalopatia, fraqueza muscular e danos aos rins, fígado e cérebro. O nível de chumbo no organismo pode ser verificado com exame de sangue e em alguns casos radiografias. A pessoa intoxicada deve receber auxílio médico.