O que Foucault chamou de poder disciplinar?

Índice

O que Foucault chamou de poder disciplinar?

O que Foucault chamou de poder disciplinar?

O poder disciplinar aparece como um importante dispositivo que coloca em ação o poder e garante sua eficiência. Utiliza-se, para isso, de dispositivos como espaço, tempo vigilância, tudo com o objetivo de produzir o controle e submissão dos indivíduos.

Qual é a essência do poder disciplinar?

O poder disciplinar destina-se a responsabilizar aqueles que cometem faltas em detrimento do interesse público, visando, dessa forma, à proteção da efetiva realização do interesse público.

O que é o poder disciplinar e O que é o biopoder?

Na sociedade de controle Foucault define duas formas de poder: o poder disciplinar, que se aplica ao corpo por meio das técnicas de vigilância e das instituições punitivas; e o poder ao qual ele denomina de biopoder, que se exerce sobre a população.

O que é um processo disciplinar e qual a sua importância?

O QUE É UM PROCESSO DISCIPLINAR? Um processo disciplinar, em direito laboral, decorre do poder disciplinar do empregador, consiste num procedimento que se destina a apurar a responsabilidade disciplinar de um trabalhador por violação culposa do contrato de trabalho, com vista a aplicar-lhe uma sanção disciplinar.

O que é disciplina e por que ela é importante?

Assim, por exemplo, é possível referir-se à disciplina no seguimento de uma dieta, para trabalhar, para estudar, etc. Quando falta disciplina é normal que os projetos fracassem por falta de controle e persistência em sua execução. Em algumas circunstâncias, o conceito de disciplina pode ter um grau de conotação negativa.

Qual é a origem da disciplina?

Com origem no termo latim disciplīna, a disciplina é a doutrina e instrução de uma pessoa, especialmente no campo da moral. O conceito também é usado para fazer referência à arte, à faculdade ou à ciência, bem como ao próprio instrumento de castigo (o chicote ou a régua, caídos entretanto em desuso e abolidos).

Qual a diferença entre disciplina e indisciplina?

E ela é vista, ainda, como a boa conduta que um indivíduo tenha, por isso é comum o uso de expressões como “ele é bem disciplinado” ou “ele é um jovem com muita disciplina em tudo o que faz”. O oposto de disciplina é a indisciplina, que é quando uma pessoa não segue as regras definidas, havendo uma falta de ordem e de bom comportamento.

Postagens relacionadas: