O que é uma instituição especializada?

Índice

O que é uma instituição especializada?

O que é uma instituição especializada?

As instituições especializadas procuram reorientam as suas práticas diante da atual perspectiva, na qual passam de protagonistas da educação especial para rede de apoio para educação especial no ensino regular.

Qual foi a primeira instituição para atendimento das pessoas com deficiência?

O Hospital Juliano Moreira em Salvador, Bahia, fundado em 1874 é considerado como a primeira instituição para atendimento às pessoas com deficiência mental. A influência da Medicina na educação destas pessoas perdurou até por volta de 1930.

Quais as primeiras instituições de Educação Especial?

Entende-se como marco histórico da educação especial no Brasil o período final do século XIX, com a criação do Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, sob a direção de Benjamin Constant, e o Instituto dos Surdos-Mudos, em 1857, (JANNUZZI, 1985, 2004; MAZZOTTA, 2005).

Em qual século surgiu a primeira instituição para atendimento de pessoas com deficiência na Bélgica?

Para o autor, a primeira instituição para abrigar deficientes mentais de que se tem notícia surgiu na Bélgica, no século XIII, e tratava-se de uma colônia agrícola.

Qual é a abordagem da deficiência?

A abordagem da deficiência caminhou de um modelo médico, no qual a deficiência é entendida como uma limitação do indivíduo, para um modelo social e mais abrangente, que compreende a deficiência como resultado das limitações e estruturas do corpo, mas também da influência de fatores sociais e ambientais do meio no qual está inserida.

Quais são os objetivos do Instituto de pessoas com deficiência?

O projeto tem como foco principal a valorização da pessoa com deficiência enquanto ser humano, ajudando essa a enfrentar seus desafios com dignidade e confiança. A equipe do Instituto é formada, em sua maioria, por cidadãos com vivência e experiência concreta no cuidado de pessoas com deficiência.

Quais são os tipos de deficiência?

A palavra, que tem origem do latim deficientia,ae e significa “falta, enfraquecimento”, também pode ser substituída por sinônimos como: carência, escassez, curteza, míngua, lacuna, privação, falta, incapacidade, insuficiência, déficit, défice, entre outros. A deficiência pode se apresentar de diversas formas e tipos, que podem ser:

Qual a diferença entre deficiência sensorial e deficiência intelectual?

Em casos como a perda sensorial, como a deficiência visual, o indivíduo que a possui apresenta algumas dificuldades em sua vida cotidiana, como enxergar completamente, no caso da perda de visão. Já a deficiência intelectual trata de um impedimento que afeta as faculdades mentais de uma pessoa.

Postagens relacionadas: