O que é um gótico?

O que é um gótico?
Gótico é uma noção que se associa à obscuridade ou à música dark. Aqueles que se identificam com este movimento tendem a ser andróginos: homens e mulheres maquilham-se da mesma forma, destacando-se a palidez na tonalidade do rosto e usando verniz preto nas suas unhas. O preto também é a cor preferida na vestimenta.
Qual foi a utilidade dos vitrais na igreja gótica?
Considerada uma arquitetura “de paredes transparentes, luminosas e coloridas”, a arquitetura gótica considera o vitral um importante elemento, pois cria uma atmosfera mística que deveria sugerir, na visão do povo medieval, as visões do Paraíso, a sensação de purificação.
Qual o conceito de gótico?
Este era um povo que se encontrava atrás da fronteira oriental do Império Romano e que fazia parte do grupo que os Romanos denominavam bárbaros. Chama-se gótica à arte desenvolvida na Europa entre o século XII e o Renascimento.
Qual a diferença entre o gótico e o romântico?
Com a revitalização do medievalismo que foi levado a cabo durante o período romântico, o gótico passou a associar-se com o que é mórbido e sinistro. Atualmente, existe uma subcultura gótica que ganhou grande impulso a partir de finais dos anos 70 no Reino Unido e que rapidamente se expandiu pelo mundo.
Qual a importância do gótico na arquitetura?
O gótico é copiado e reinterpretado ao longo de mais de três séculos mas consegue manter características que o distingue dos demais: uma construção que se prolonga em altura, espaços amplos, mais fendas para passar luz, aberturas tapadas com vitrais, arcos botantes.
Qual a importância da arte gótica para a sociedade?
A pintura gótica irá se delinear claramente em meados de 1350, quando terá lugar fora da arquitetura, à qual adornava murais, afrescos e vitrais. De toda forma, ela buscou transmitir o mesmo naturalismo e simbolismo religioso da escultura e da arquitetura.