Como funciona o ponto do trabalho?
Índice
- Como funciona o ponto do trabalho?
- O que significa ponto da empresa?
- O que acontece se eu não assinar a folha de ponto?
- O que diz a lei sobre registro de ponto?
- Qual a importância da Folha de ponto para o trabalho?
- Qual a importância da gestão de ponto na sua empresa?
- Qual a importância da gestão de ponto na jornada de trabalho?
- Como funciona o controle de ponto?
Como funciona o ponto do trabalho?
Nesse sistema, o empregador disponibiliza mensalmente um cartão de ponto para os colaboradores registrarem os horários de trabalho. Mas diferente do livro de ponto, o colaborador registra as informações por meio de um relógio que fica instalado na entrada das empresas.
O que significa ponto da empresa?
O registro de ponto diz respeito à anotação dos horários de trabalho do colaborador. É esse o processo que permite à empresa ter controle sobre quando o funcionário entrou, fez pausa, voltou da pausa e terminou seu expediente.
O que acontece se eu não assinar a folha de ponto?
A folha de ponto é uma segurança para o trabalhador e para empresa no caso de processos trabalhistas. Se a sua empresa não possuir um controle sobre este documento, o funcionário pode entrar na justiça com um processo trabalhista contra o empregador.
O que diz a lei sobre registro de ponto?
Lei do ponto eletrônico A legislação que exige o uso de um mecanismo para controle de horas trabalhadas foi criada em 2009, por meio da portaria 1510 do Ministério do Trabalho e Emprego. Conhecida como lei do ponto eletrônico, ela estabelece requisitos para o registro de ponto dentro das empresas.
Qual a importância da Folha de ponto para o trabalho?
Tenha uma folha de ponto feita de forma correta para manter o controle dos horários de todos que trabalham na empresa. O livro de ponto deve estar organizado e em dia, para evitar que no final do mês o RH ou DP não gaste muito tempo para conferir as informações e entregar para o funcionário assinar.
Qual a importância da gestão de ponto na sua empresa?
Ainda assim, de acordo com o Artigo 74 § 2 da CLT, a gestão de ponto só é obrigatória para as empresas com mais de 20 funcionários no mesmo estabelecimento. Se a sua empresa não possui 20 funcionários, não pense que você está totalmente livre dessas obrigações.
Qual a importância da gestão de ponto na jornada de trabalho?
Essa é uma das obrigações do profissional de Recursos Humanos, que precisa ter total controle da jornada de trabalho dos funcionários. Para isso, ele precisa gerenciar os horários de entrada e saída, ter o controle dos intervalos intrajornada e interjornada, e fechar de forma prática o ponto, sempre de olho nas horas extras.
Como funciona o controle de ponto?
O controle de ponto é muito comum em empresas, e é através dele que são extraídas todas as informações sobre a jornada de trabalho dos colaboradores, dados esses que interferem diretamente na folha de pagamento, como faltas, horas extras, atrasos. Alguns veem o controle de ponto como algo ruim, que serve apenas para vigiar os funcionários.