Qual a diferença entre DNA e RNA e ATP?

Índice

Qual a diferença entre DNA e RNA e ATP?

Qual a diferença entre DNA e RNA e ATP?

1 resposta(s) A principal diferença entre esses dois ácidos nucleicos é que o DNA é o responsável pelo armazenamento da informação genética utilizada no desenvolvimento dos organismos vivos, enquanto o RNA é o responsável por sintetizar proteínas.

Quais são as pentoses?

Essas pentoses são o DNA e o RNA. O DNA possui desoxirribose na sua cadeia, enquanto que o RNA possui ribose na pentose. A diferença entre esses componentes é a presença de um átomo de oxigênio.

Quais são as duas pentoses biologicamente importantes?

A pentose presente no DNA é a desoxirribose, enquanto que no RNA encontramos a ribose.

O que é pentose desoxirribose?

Pentoses: são carboidratos cuja molécula é formada por cinco carbonos. A pentose que forma o DNA é conhecida como desoxirribose, enquanto a do RNA é chamada ribose (daí os nomes desoxirribonucleico e ribonucleico). Bases nitrogenadas: são compostos cíclicos que contêm nitrogênio.

Qual a função do núcleo?

O núcleo é uma estrutura importante encontrada nas células eucarióticas e ausente nas células procarióticas. Desempenha diferentes funções, sendo uma delas o controle das atividades celulares.

Qual é o núcleo de um sistema de computador?

Em um sistema multitarefas preemptivo, o núcleo dá a todos programas uma parcela do tempo e alterna entre os processos tão rapidamente que dá ao usuário a impressão de que eles estão sendo executados simultaneamente. O núcleo utiliza algoritmos de escalonamento para determinar qual processo será executado a seguir e quanto tempo lhe será dado.

Qual a principal tarefa de um núcleo?

Para executar um aplicativo, um núcleo geralmente cria um espaço de endereçamento, carrega o arquivo contendo as instruções do programa na memória (talvez via paginação por demanda ), cria uma pilha para o programa e ramos para uma dada localização dentro do programa, iniciando, portanto, a sua execução. [ 12]

Qual é a estrutura do núcleo celular?

No interior do núcleo, observamos uma matriz denominada nucleoplasma e a cromatina, que, em células em divisão, está condensada, formando cromossomos. O núcleo celular é uma estrutura bastante evidente nas células eucarióticas. Apresenta formato, geralmente, arredondado ou alongado e possui cerca de cinco µm de diâmetro.

Postagens relacionadas: