O que é rebaixamento de lençol freático e sua importância?
Índice
- O que é rebaixamento de lençol freático e sua importância?
- Como se dá o processo de rebaixamento do lençol freático e quais seus possíveis problemas?
- Qual é o significado de lençóis freáticos?
- O que é um bombeamento direto?
- Como é feito o rebaixamento do lençol freático?
- São exemplos de sistemas de rebaixamento do lençol freático?
- Qual a função do lençol freático?
- Qual é a importância do lençol freático?
- O que é o sistema de rebaixamento com ponteiras filtrantes?
- Quais os dois tipos de rebaixamento do lençol freático?
- O que são ponteiras filtrantes?

O que é rebaixamento de lençol freático e sua importância?
O método de rebaixamento de lençol freático é usualmente empregado para melhorar as condições do solo, procedimento necessário em obras em que o laudo de sondagem detectou a presença de água próximo à superfície de construção do empreendimento, tal condição pode comprometer ou até mesmo impedir a dinâmica construtiva ...
Como se dá o processo de rebaixamento do lençol freático e quais seus possíveis problemas?
Quando os andares abaixo do térreo atingem o nível do lençol freático, é preciso esgotar a água através do rebaixamento. O procedimento ocorre no local da edificação e, em alguns casos, pode se estender para a vizinhança. Dependendo do tipo de contenção e solo, o processo atinge distâncias de até centenas de metros.
Qual é o significado de lençóis freáticos?
Lençol Freático é a camada superior das águas subterrâneas, que se encontra, geralmente, em pequena profundidade e é abastecido pelas águas das chuvas, de onde se extrai boa parte da água para consumo e produção humanos.
O que é um bombeamento direto?
O bombeamento direto ou o esgotamento de vala consiste na coleta de água em valetas, no fundo da escavação, que são ligadas a um ou vários poços, estrategicamente posicionados. Lá, a água é acumulada e quando chega a um determinado volume é recalcada para fora do local.
Como é feito o rebaixamento do lençol freático?
A execução do rebaixamento de lençol freático consiste na captação, condução e despejo das águas existentes no subsolo, o que permite a execução de serviços abaixo do nível do lençol freático. O rebaixamento de lençol freático pode ser permanente ou temporário, dependendo das necessidades de cada obra.
São exemplos de sistemas de rebaixamento do lençol freático?
Existem 4 sistemas para se executar o rebaixamento do lençol freático, são eles:
- Bombeamento direto ou esgotamento de vala;
- Ponteiras filtrantes ou well points;
- Injetores e ejetores;
- Bomba submersa com poço profundo.
Qual a função do lençol freático?
O “Lençol Freático” ou “Lençol de Água” é um reservatório de água presente nas partes subterrâneas da Terra, os quais variam de 5 metros de profundidade. Dessa maneira, uma parte da água da chuva escoa na superfície, enquanto outra parte se infiltra nos solos formado, assim, os lençóis freáticos.
Qual é a importância do lençol freático?
Os lençóis freáticos são importantes, pois representam uma alternativa à falta de água no mundo, visto que são capazes de alimentar rios, lagos e oceanos.
O que é o sistema de rebaixamento com ponteiras filtrantes?
Rebaixamento com ponteiras filtrantes (well-points) Consiste na implantação ao longo do perímetro da área a rebaixar de um tubo coletor de 4” de diâmetro, dotado de tomadas d'água (furos) com espaçamento entre si de 1m.
Quais os dois tipos de rebaixamento do lençol freático?
O rebaixamento do lençol freático pode ser permanente ou temporário, dependendo das necessidades de cada obra.
O que são ponteiras filtrantes?
Ponteiras filtrantes são na maioria tubos de PVC ranhurados protegidos por filtros de naylon ou por geossintéticos que são instalados no subsolo ao redor da área a rebaixar, elas recolhem a água do subsolo por conta de uma aplicação de vácuo no sistema.