O que é a dança Tambor de Crioula?

O que é a dança Tambor de Crioula?

O que é a dança Tambor de Crioula?

O Tambor de Crioula do Maranhão é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Foto: Iphan/Edgar Rocha. A dança do Tambor de Crioula, normalmente executada só pelas mulheres, apresenta coreografia bastante livre e variada.

Como são chamadas as dançarinas do Tambor de Crioula?

Os tocadores e cantadores, também denominados coreiros, são conduzidos pelo ritmo incessante dos tambores e o influxo das toadas evocadas, culminando na punga (ou umbigada) – movimento coreográfico no qual as dançarinas, num gesto entendido como saudação e convite, tocam o ventre umas das outras.

Qual é a importância do Tambor de Crioula?

As batidas do tambor de crioula ecoam para anunciar que, em São Luís, nasceu a tradição negra vinda dos tempos da escravidão. De acordo com o professor e doutor em Antropologia, Sérgio Ferreti, durante muito tempo o tambor de crioula foi perseguido, assim como várias outras manifestações populares.

Quais são as principais características do Tambor de Crioula?

O tambor de crioula apresenta coreografia livre e variada. A brincante que está no centro é responsável pela demonstração coreográfica principal, mostrando sua forma individual de dançar. No centro da roda, os movimentos são mais livres, mais intensos e bem acentuados, seguindo o compasso dos tocadores.

Quais são os Tambor de Crioula?

O tambor de crioula é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira popular no estado do Maranhão. Envolve dança circular, canto e percussão de tambores. É considerado referência de identidade e de resistência cultural dos negros maranhenses.

Quem dança na roda do Tambor de Crioula?

O Tambor de Crioula é uma dança de origem africana praticada por descendentes de negros no Maranhão em louvor a São Benedito, um dos santos mais populares entre os negros. É uma dança alegre, marcada por muito movimento dos brincantes e muita descontração.

Como são chamados os instrumentos usados no Tambor de Crioula e suas principais funções?

Instrumentos musicais Toda a marcação dos passos da dança é feita por um conjunto de tambores que os brincantes chamam de parelha. São três tambores nos tamanhos pequeno, médio e grande, feitos de troncos de mangue, pau d'arco, soró ou angelim. Um par de matracas batidas no corpo do tambor grande auxilia na marcação.

Qual a ligação do Tambor de Crioula com a religiosidade?

O Tambor de Crioula é uma das principais expressões culturais de descendência negra oriunda no Maranhão, marcada pelo toque dos três tambores e dança circular de mulheres também definida como Punga, que tem forte ligação com São Benedito, santo de devoção de seus brincantes.

Quais são os instrumentos do Tambor de Crioula?

O tambor pequeno é conhecido como crivador ou pererengue; o médio é chamado de meião, meio ou chamador e o grande recebe, entre os tocadores, os nomes de roncador ou rufador.

Onde foi criado o Tambor de Crioula?

Com raízes africanas, a manifestação cultural é conhecida como a expressão de um povo, transformada em dança. O tambor de Crioula também é considerada uma demonstração religiosa que chegou ao Brasil, junto com os navios negreiros, entre os séculos 18 e 19 e se fortaleceu no estado do Maranhão, aonde sobrevive até hoje.

Quais são as vestimentas usadas pelas mulheres no Tambor de Crioula?

A indumentária é sagrada O Tambor de Ciroula é brincado por coreiros e coreiras que vestem roupas específicas: as mulheres usam saias rodadas e estampadas, blusa branca e torço. Os homens, calça branca, chapéu de palha e calça que acompanha os padrões das saias das mulheres.

O que é a umbigada entre as dançarinas no tambor de crioula?

A punga, ou umbigada, acontece quando há o encontro de coreiras no centro da roda e uma delas deseja sair. É um convite para que a outra dançante assuma a liderança dos movimentos. Já a rodada é quando a coreira, sozinha no centro, expande a saia e demonstra toda a alegria.

Qual é a função do tambor?

Histórias nativas contam que o tambor é um presente enviado pela Águia. É o veículo do xamã, que nos permite comunicar na língua sagrada do espírito. Um tambor xamânico é construído dentro dos parâmetros muito precisos para a eficácia máxima. A borda é feita da madeira, geralmente cedro, ou uma madeira local com bom resonate qualidades.

Como respeitar o som do tambor?

Preservar e respeitar o som do tambor deve ser algo vivenciado por todos como elemento sagrado. Nele reside a força de bravos guerreiros, a força dos encantados.

Qual a importância do tambor para os xamãs?

O tambor xamânico produz estados claros de transe e níveis de relaxamento profundo. É também meio de conectar com os pontos mais distantes da grade energética. O tambor sagrado alinha-nos com as forças da harmonia.

Qual a importância do tambor na cultura indígena?

Tem uma importância impar na cultura indígena e de outros povos. Na vivência indígena o tambor é usado nos rituais de cura física e espiritual, nas danças em agradecimento as caças que alimentam, na preparação para festividades, etc. de acordo com a cultura e a cosmovisão de cada povo.

Postagens relacionadas: