O que faz um material ser duro?

Índice

O que faz um material ser duro?

O que faz um material ser duro?

Dureza é a propriedade de um material que permite a ele resistir à deformação plástica, usualmente por penetração. O termo dureza também pode ser associado à resistência à flexão, risco, abrasão ou corte.

Qual é a dureza de uma água?

Tecnicamente falando, a dureza de uma água se refere à quantidade de bicarbonatos, carbonatos, sulfatos ou cloretos de cálcio e magnésio dissolvidos nela. Ou seja, quanto maior a quantidade desses sais dissolvidos na água, mais dura ela é considerada.

Qual a diferença entre dureza e penetrabilidade?

Para a geologia, a dureza é a resistência que um mineral opõe ao ser riscado por outro. Trata-se, por conseguinte, de uma propriedade mecânica dos minerais. Também se fala de dureza no que diz respeito à penetrabilidade de uma superfície para fazer referência à possibilidade de realizar marcas com uma ponta.

Quais são as diferenças entre cargas e durezas?

Apesar de, teoricamente, para todas as cargas as durezas obtidas encontrarem-se dentro de uma mesma escala, na realidade cargas diferentes podem resultar em durezas diferentes, devido a possível presença de heterogeneidades no material.

Como avaliar a dureza de um material?

Basicamente, a dureza pode ser avaliada a partir da capacidade de um material "riscar" o outro, como na popular escala de Mohs para os minerais, que é uma tabela arbitrada de 1 a 10 na qual figuram alguns desses em escala crescente a partir do talco ao diamante. Outra maneira de avaliar a dureza é a capacidade de um material penetrar o outro.

Postagens relacionadas: