O que é topografia do solo?

Índice

O que é topografia do solo?

O que é topografia do solo?

Topografia é a ciência que estuda as características naturais ou artificiais da superfície de um terreno. O objetivo é coletar dados que ajudam em áreas como construção civil, sistema viário, mineração, indústria, entre outras. A palavra topografia vem do grego “topos” (lugar) e “graphen” (descrever).

Para que serve a topografia do terreno?

O levantamento topográfico é a medição e representação em planta ou carta de todas as características da superfície de um terreno. O levantamento pode ser de dois tipos: planimétrico e planialtimétrico. O planimétrico leva em conta apenas as características em 2D do terreno, como divisas, muros e construções.

O que é topografia e sondagem?

Este procedimento consiste no estudo e análise do terreno que irá receber a obra, este processo é conhecido como topografia sondagem e é obrigatório, todo o seu procedimento deverá ser realizado seguindo criteriosamente as normas estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR (Normas Brasileiras ...

Para que serve a sondagem do solo?

A sondagem de solo consiste em um processo de reconhecimento e caracterização do terreno, sendo a maneira de como conhecer as características do terreno, extraindo informações importantes que auxiliam no desenvolvimento da obra, sendo elas: identificação das diferentes camadas do solo, classificação de cada camada, o ...

Quanto custa para fazer a topografia de um terreno?

O preço do levantamento topográfico dependerá, principalmente, das dimensões e condições do terreno. Normalmente, um levantamento topográfico pode custar entre R$ 3.000 e 3.600.

Quais as unidades de medidas empregadas na topografia?

Unidades de medida empregadas na topografia No Brasil utiliza-se bastante o quilômetro quadrado (um milhão de metros quadrados), o are (100 m²), o hectare (10.000 m²), o alqueire paulista (24.200 m²) e o alqueire mineiro ou goiano (48.400 m²). Para volumes usa-se o metro cúbico.

Quais as áreas da topografia?

A topografia pode ser dividida em 2 partes, Topometria e Topologia. A Topometria, por sua vez, se divide em: Planimetria e; Altimetria.

Quando é feita a sondagem do solo?

A sondagem de solos é feita depois do projeto arquitetônico, antes de dar início a qualquer processo de construção civil. A sondagem é a primeira etapa de uma construção. Basicamente a sondagem de solos é feita após a escolha do terreno, para validar ou não, a possibilidade da obra ser realizada tal como o planejado.

Qual a importância da topografia?

A Topografia é a ciência que estuda a superfície de um terreno e suas características, sejam elas naturais ou artificiais, ou seja, ela mostra com exatidão as caraterísticas da superfície de um terreno, seja para a construção civil, para mineração, para indústria, para sistema viário, entre muitos outros.

Qual o papel da topografia no pós-obra?

Assim, a topografia garante uma obra exata, segura e que aproveita do melhor modo possível todas as características do terreno, como a localização, inclinação e o tipo de solo. Por último, mas não menos importante, está o papel do levantamento topográfico no pós-obra.

Como fazer a topografia de um terreno?

Hoje em dia é muito comum as empresas construtoras solicitarem o serviço de um topógrafo antes mesmo de fazer a compra de um terreno. Portanto, quando é realizada a topografia de um terreno é possível ver de forma clara e precisa as dimensões do mesmo, o revelo e tudo que há sobre o terreno. Sendo assim, saiba mais sobre lendo o artigo até o final.

Como fazer um estudo topográfico?

Com o estudo topográfico, o construtor ou arquiteto terá a dimensão de todas as características do terreno para nele projetar por exemplo um empreendimento imobiliário. A primeira coisa que o construtor ou arquiteto deverá fazer é solicitar um serviço de levantamento planialtimétrico cadastral do terreno.

Postagens relacionadas: