Como calcular a escada em um projeto?

Índice

Como calcular a escada em um projeto?

Como calcular a escada em um projeto?

A Fórmula de Blondel consiste no valor da altura de 2 degraus acrescidos do valor da largura de 1 degrau. Neste raciocínio, há a seguinte equação no cálculo de escada: 2 alturas + 1 piso = variação de 1 passo. A variação, lembre-se, é entre 63 cm e 64 cm.

Qual a largura da escada?

O cálculo de escada não determina a largura, porque ela também depende de regras do Corpo de Bombeiros de cada estado e de uma norma. No caso, a NBR 9077, que trata de Saídas de Emergência em Edificações.

Como calcular o número de espelhos de uma escada?

No nosso exemplo, a Altura (H) = 270cm do piso do 1 pavimento ao piso do 2 pavimento, qual será o número de espelhos? A escada terá 15 espelhos de 18cm de altura cada (confira na imagem acima) Macete 03: O número de espelhos deve ser um número exato!

Qual a importância do cálculo de escada?

O cálculo de escada é a etapa mais importante para o correto dimensionamento da circulação vertical do seu projeto, o que costuma deixar muitos profissionais aflitos. Isso acontece, afinal estamos falando de um elemento arquitetônico que deve ser além de bonito, muito seguro.

Quais são os diferentes tipos de escadas?

Escada Reta – este é o formato mais simples, conectando um nível ao outro, onde de acordo com a altura pode ser necessário um patamar intermediário. Escada em L – também amplamente utilizada, se iniciando com um lance de degraus e mudando o seu percurso em 90°, formato que se assemelha a um L, que é o motivo do seu nome.

Postagens relacionadas: