O que significa a sigla TRIAC?

Índice

O que significa a sigla TRIAC?

O que significa a sigla TRIAC?

Descrição. O triac sigla que vem do termo em inglês "Triode for Alternating Current" é um componente eletrônico equivalente a dois diodos retificadores de silício com sentidos invertidos e controlados por um terminal de disparo chamado de gate.

Como usar TRIAC?

O TRIAC é usado em circuitos de corrente alternada (apenas) ligado em série com a carga, conforme será possível ver na figura 4. Para dispará-lo devemos aplicar uma tensão positiva ou negativa em sua comporta, o que permite fazer seu disparo nos circuitos de corrente alternada em qualquer dos semiciclos.

Como identificar um triac?

O melhor para termos certeza de que um Triac está em bom estado é realizando um teste dinâmico. Para essa finalidade pode ser usado um circuito de prova simples ou um circuito de prova que faça uso do osciloscópio. Existem diversas técnicas para se testar um TRIAC de uso geral com correntes até ins 20 A.

Como testar tiristor com multímetro digital?

Conectar o positivo do multímetro no gate e o negativo no catodo do tiristor 1, o valor medido deve ser de até 40Ω (válido para componentes de potência fabricados pela SEMIKRON), não podendo estar em curto. A resistência gate-catodo típica varia com o componente, para mais informações contatar a SEMIKRON.

Qual é a função do TRIAC?

Um triac pode ser controlado por corrente contínua, uma pilha ou bateria por exemplo, permite que, com tensões baixas 3 volts, 6 volts, 9 volts controlar dispositivos que funcionem a 220 V com corrente alternada.

Quais são as saídas do TRIAC?

Em qualquer direção que ele é capaz de passar uma corrente. No triac tem três saída principal – controle, para os sinais de fornecimento e de base (ânodo, cátodo), de modo que possa passar correntes de operação.

Qual a diferença entre TRIAC e SCR?

Conforme o diagrama da fig. 4 (b) indica, o triac apresenta características idênticas aos do SCR para polarizações nos dois sentidos.

Qual é a diferença entre um tiristor e um TRIAC?

Triacs são amplamente utilizados no modo de relê (por exemplo, em modelos de interruptores fotossensíveis ou termostatos). Mas eles são muitas vezes utilizados em sistemas de controlo que funcionam nos princípios da tensão de controlo de fase, durante a carga (reguladores são lisas). Triac – não é nada como um tiristor simétrica.

Postagens relacionadas: