O que é um relógio atômico?

Índice

O que é um relógio atômico?

O que é um relógio atômico?

Relógio atômico é um dispositivo que realiza a contagem das transições de energia dos elétrons de alguns elementos químicos para medir a passagem do tempo de forma extremamente precisa. Um bom relógio atômico é capaz de atrasar-se menos de um segundo a cada um milhão de anos.

O que é um relógio de césio?

Um relógio de césio é um relógio atómico baseado na diferença de energia entre dois estados do núcleo de césio-133, quando se encontra dentro de um campo magnético.

Qual a função do relógio atômico?

Ele era bem menos preciso que os já conhecidos relógios de quartzo, mas serviu como um excelente exemplo do funcionamento desse novo conceito para medição do tempo. O primeiro relógio atômico preciso, baseado numa certa transição do átomo de césio-133, foi construído por Louis Essen em 1955 no Laboratório Nacional de Física do Reino Unido.

Qual a frequência de um relógio atômico de césio?

) tem o valor de 9.192.631.770 Hz, na região das micro-ondas. O princípio de funcionamento de um relógio atômico de césio está baseado na estabilização da frequência de um oscilador local nessa frequência, vide figura 1.

Quais são as frequências mais comuns dos relógios atômicos óticos?

Pode-se citar como as frequências mais comuns a de 457 THz (657 nm) usando uma armadilha magneto-ótica de átomos de cálcio e de 1064 THz (382 nm) baseado em íons de mercúrio. A grande dificuldade dos relógios atômicos óticos é que não existe um dispositivo eletrônico prático capaz de contar pulsos tão rápidos para gerar uma unidade de tempo.

Qual a diferença entre um relógio atômico e um camelô?

Um relógio atômico é basicamente um relógio comum, movido a quartzo mesmo, igual o dos camelôs, mas com uma diferença: a hora que ele marca é acertada sempre, sem parar. Por átomos, naturalmente. Os ajustes rolam com base em átomos que vibram em intervalos precisos, bilhões de vezes por segundo.

Postagens relacionadas: