O que tem nos nervos?

Índice

O que tem nos nervos?

O que tem nos nervos?

Os nervos são estruturas formadas por feixes de fibras nervosas, que fazem parte do sistema nervoso periférico e atuam garantindo a comunicação entre diferentes partes do corpo e o sistema nervoso central. Dependendo dos tipos de fibras que apresentam, os nervos podem ser classificados em sensitivos, motores e mistos.

Como e organizado um nervo?

As fibras nervosas organizam-se em feixes. Cada feixe, por sua vez, é envolvido por uma bainha conjuntiva denominada perineuro. Vários feixes agrupados paralelamente formam um nervo. O nervo também é envolvido por uma bainha de tecido conjuntivo, chamada epineuro.

Qual a função dos nervos?

Os nervos são responsáveis por promover a comunicação entre os centros nervosos (encéfalo e medula espinhal) e os órgãos efetores, como glândulas e músculos, e de sensibilidade. Os nervos, portanto, ao fazerem essa conexão, garantem que nosso corpo seja capaz, por exemplo, de se movimentar e de responder a diferentes sensações.

Quais são os tipos de nervos?

Os nervos que se projetam da medula espinhal são chamados de nervos espinhais, enquanto os nervos que partem do encéfalo são chamados de nervos cranianos. Lesões nos nervos podem ser responsáveis por perda de movimentos e alterações na sensibilidade. Leia mais: Sistema nervoso – sistema responsável por captar, interpretar e responder a estímulos

Como a natureza aperfeiçoou o sistema nervoso humano?

A natureza levou milhares de anos para aperfeiçoar o sistema nervoso humano através da evolução, até que chegasse ao que conhecemos hoje, e isto explica a sua complexidade. Existem doenças debilitantes condicionadas pelo funcionamento incorreto do sistema nervoso. Compreendê-lo exige conhecimento sobre suas várias partes.

Como são revestidos os nervos?

Os nervos são revestidos por uma camada fibrosa mais externa, formada de tecido conjuntivo denso, o chamado epineuro. Além de envolver o nervo, o epineuro também preenche os espaços existentes entre as fibras nervosas. Cada feixe é revestido por várias células achatadas, as quais constituem o perineuro.

Postagens relacionadas: