O que é Deus para Aristóteles?

Índice

O que é Deus para Aristóteles?

O que é Deus para Aristóteles?

Aristóteles considera que Deus é o "primeiro motor" ao qual necessariamente se filiava a cadeia de todos os movimentos, pois tudo o que se move é movido por outra coisa. Não pode existir efeito sem causa. No entanto, para Aristóteles, além de causa primeira, Deus é também a causa final que cria a ordem do universo.

Por que Aristóteles caracteriza Deus como sendo um motor imóvel?

Por isso Aristóteles afirmou que esse motor é imóvel, pois move todas as coisas, mas não move a si mesmo. Como não está submetido às leis do movimento, ele é eterno e imutável e imaterial.

O que Deus é?

deus deus

  • [ Religião ] Ser supremo. (Com inicial maiúscula.)
  • [ Religião católica ] Cada um dos membros da Trindade. ...
  • [ Religião ] Divindade do culto pagão ou de religião não derivada do mosaísmo.
  • [Figurado] Homem heróico ou de superioridade incontestável.
  • Objecto que exerce grande influência ou grande poder.

O que significa Deus primeiro motor imóvel?

O primeiro motor imóvel é, como dizia Pascal: o Deus dos sábios e dos filósofos; um Deus que não recebe culto, que não tem templo, não tem servos e não tem um livro sagrado. Este Deus, na verdade, é apenas um conceito filosófico metafísico desenvolvido por Aristóteles para explicar o cosmos.

Em que se baseia a filosofia de Aristóteles?

Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. O seu problema fundamental é o problema do ser, não o problema da vida.

Qual foi o método utilizado por Aristóteles?

Aristóteles quis criar um método mais seguro e desenvolveu o sistema que ficou conhecido como silogismo. Ele consiste de três proposições – duas premissas e uma conclusão que, para ser válida, necessariamente decorre das duas anteriores, sem que haja outra opção.

O que é o pensamento de Aristóteles?

Aristóteles definiu Deus como um pensamento activo, perfeito, imutável, imóvel, fonte do bem e causa indirecta, passiva, de todo o movimento no universo. E esse pensamento vivo é substância, isto é, a substância primeira imaterial, princípio da perfeição.

Qual é a moral de Aristóteles?

Aristóteles trata da moral em três Éticas, de que se falou quando das obras dele. Consoante sua doutrina metafísica fundamental, todo ser tende necessariamente à realização da sua natureza, à atualização plena da sua forma: e nisto está o seu fim, o seu bem, a sua felicidade, e, por conseqüência, a sua lei.

Qual a diferença entre o aristotélico e o bíblico?

O Deus aristotélico, diz um historiador, fica a um mundo de distância das deidades corpóreas, à semelhança, por exemplo, do bíblico Jeová e do manso e solícito “Pai Celestial”, o Deus cristão e dos poetas.

Qual a importância da obra aristotélica para o pensamento cristão?

A obra Aristotélica só se integra na cultura filosófica europeia da Idade Média, através dos árabes, no século XIII, quando é conhecida a versão (orientalizada) de Averróis, o seu mais importante comentarista. Depois, S. Tomás de Aquino vai incorporar muitos passos das suas teses no pensamento cristão. A teoria das causas.

Postagens relacionadas: